CPI da Zona do Euro atinge nova máxima histórica; relatório de empregos privados dos EUA é destaque

ibrahim-boran-3ijHgGTSDi8-unsplash (1)


As bolsas da Europa registram queda firme nesta quarta-feira (31), após novos dados de inflação recorde da Zona do Euro reforçarem expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) terá de continuar elevando juros de forma agressiva. Enquanto isso, os futuros de Nova York operam em alta, sugerindo que Wall Street poderá mais uma vez tentar se recuperar de perdas que acumulou nos últimos três pregões em meio a preocupações sobre novos aumentos de juros nos EUA.

Na Zona do Euro, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) atingiu a máxima histórica de 9,1% em agosto, superando o recorde anterior de 8,9% observado em julho, ainda pressionada pela disparada dos preços de energia em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia. O resultado de agosto superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam estabilidade da taxa em 8,9%.

Na França, o PIB avançou 0,5% no segundo trimestre de 2022 ante o primeiro trimestre deste ano, em linha com a leitura preliminar. O indicador representa aceleração frente à queda registrada no primeiro trimestre de 2022, que foi de 0,2% na comparação trimestral.

E a questão energética continua gerando tensões. A Rússia interrompeu o fornecimento de gás por meio do gasoduto Nord Stream 1 para a Europa, intensificando uma batalha econômica entre Moscou e Bruxelas, e aumentando as perspectivas de recessão e racionamento de energia na região.

A interrupção para manutenção no Nord Stream 1 significa que nenhum gás fluirá para a Alemanha de 31 de agosto a 3 de setembro, de acordo com a gigante estatal russa de energia Gazprom. Dados do site do operador do gasoduto mostraram fluxos em zero nesta quarta-feira, com três horas consecutivas sem fluxos.

A agenda do dia conta com aparições públicas de três dirigentes do Fed, dentre eles a presidente da distrital de Cleveland e membro votante do Fomc este ano, Loretta Mester. Na seara de indicadores, o relatório de empregos no setor privado dos EUA, publicado pela ADP, voltará a ser divulgado na leitura de agosto, após ter sido cancelado em julho e passar por mudança de metodologia.

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única, monitorando a manutenção do movimento de queda nas Bolsas em Wall Street.

Por aqui, o ex-presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva (PT) volta suas atenções ao Norte do país em série de viagens. Ele visita, nesta semana, estados como Amazonas e Pará.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de evento em Foz do Iguaçu (PR). Lá, o chefe do Executivo deve participar de uma nova motociata com apoiadores. À noite, o presidente irá jantar com cerca de 300 lideranças e empresários do agronegócio paranaense.

Desempenho dos principais índices às 7h55:

🇺🇸 S&P Futures +0,40%

🇩🇪 DAX -0,21%

🇺🇸 Nasdaq +0,92%

🇬🇧 FTSE -1,06%

🇫🇷 CAC -0,56%

🛢 Petróleo Brent -2,61%

🛢 Petróleo WTI -2,71%

💵 Índice Dólar +0,32%

🇺🇸 S&P VIX -0,46%

🇧🇷 EWZ +3,01%

💰 Bitcoin -0,07%

💲 Ethereum +1,21%

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?