CPI da Zona do Euro renova máxima histórica; IGP-10 recua mais que o esperado em setembro

christian-dubovan-Y_x747Yshlw-unsplash


As bolsas da Europa operam em baixa nesta sexta-feira (16), ampliando perdas acumuladas durante a maior parte da semana, em meio a temores persistentes sobre a inflação alta e a perspectiva de mais elevações de juros. 

Os futuros de Nova York também caem, sugerindo que Wall Street irá ampliar perdas de ontem, enquanto investidores seguem apreensivos com a reunião da próxima semana do Federal Reserve, que deverá elevar os juros em 0,75 p.p. pela terceira vez seguida, conforme sugerem as expectativas de mercado.

A agenda do dia traz a pesquisa da Universidade de Michigan sobre o sentimento do consumidor dos Estados Unidos às 11h, bem como as expectativas de inflação, no mesmo horário.

De volta às praças europeias, as vendas no varejo no Reino Unido caíram  1,6% no mês de agosto ante julho, uma vez que a queda da renda real das famílias devido à alta inflação pesou sobre os gastos do consumidor. 

Economistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ) esperavam baixa de 1,4% no mês. Na comparação anual, houve recuo de 5,4% nas vendas com relação a agosto do ano passado. 

A queda foi ampla, com baixas em todos os principais setores, disse a Agência de Estatísticas Nacionais britânica.

Na Zona do Euro, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) atingiu nova máxima histórica de 9,1% em agosto, ao acelerar de 8,9% em julho. O resultado de agosto confirmou a leitura preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo WSJ.

O CPI recorde pressiona o Banco Central Europeu a continuar elevando suas taxas de juros, enquanto busca a meta de inflação de 2%.

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada, em meio a projeções de aumento agressivo dos juros do Fed na reunião de política monetária da semana que vem. Os temores colocaram em segundo plano dados econômicos positivos da China.

Por aqui, o destaque é o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) de setembro. Divulgado às 8h, o índice caiu 0,9% em setembro, acima do esperado. No mês anterior, o índice havia registrado variação de -0,69%. A expectativa era de queda de 0,6% em setembro, segundo o Projeções Broadcast. As projeções, todas de deflação, iam de 1,05% a 0,11%.

Além disso, a Binance, maior plataforma de criptoativos em volume de mercado no Brasil e no mundo, enxerga a América Latina como a região com maior potencial de inovação no setor, com o Brasil como principal potência local. 

Em passagem pelo país, o vice-presidente e diretor regional de operações da empresa, Matt Schroder, disse que o mercado brasileiro de cripto cresceu rapidamente e se tornou um dos maiores para a Binance.

A crescente importância já se mostrou no anúncio, em março, de dois escritórios por aqui, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo. A novidade é que, em outubro, a empresa alugará salas temporárias para a operação local. As instalações definitivas ainda não têm previsão.

Na agenda dos presidenciáveis do país, os dois primeiros colocados na corrida pelo cargo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), cumprem agenda no Sul do Brasil, em atos políticos e comícios.

Já o terceiro colocado, Ciro Gomes, encerra seus compromissos de agenda no Nordeste pela manhã e segue para o Norte, para atos e encontros com lideranças políticas. 

Desempenho dos principais índices às 7h40:

🇺🇸 S&P Futures -0,71%

🇩🇪 DAX -1,31%

🇺🇸 Nasdaq -0,89%

🇬🇧 FTSE +0,28%

🇫🇷 CAC -1,08%

🛢 Petróleo Brent +0,50%

🛢 Petróleo WTI +0,29%

💵 Índice Dólar +0,19%

🇺🇸 S&P VIX +4,04%

🇧🇷 EWZ -0,53%

💰 Bitcoin -1,69%

💲 Ethereum -7,09%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?