Crise de gás estressa mercados; PMI alemão é o menor desde fevereiro de 2021

Fonte: Reuters


As bolsas da Europa operam em baixa nesta segunda-feira (05), após a estatal russa Gazprom não retomar o fornecimento de gás pela Nord Stream à Europa no fim de semana, ao contrário do que estava planejado. Nos Estados Unidos, os mercados financeiros ficam fechados por conta do feriado do Dia do Trabalho.

Os preços de gás natural na Europa dispararam. No começo dos negócios de hoje, os contratos futuros de gás natural no noroeste europeu, que refletem o custo da commodity no mercado atacadista, saltavam mais de 30%. No entanto, seguiam abaixo da máxima histórica atingida no fim de agosto.

Enquanto isso, investidores acompanham PMIs da região e, na semana, o destaque é a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira (08).

Os PMIs composto e do setor de serviços da Alemanha e da Zona do Euro apresentaram queda em relação ao mês anterior, mostrando que atividade está em contração. No Reino Unido, ambos os índices caíram no menor patamar em 18 meses, mas apenas o composto mostrou contração da atividade.

Na Alemanha, o índice de serviços caiu de 49,7 em julho para 47,7 em agosto, abaixo da estimativa prévia e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ), de 48,2 em ambos os casos. Já o PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, reduziu de 48,1 para 46,9 no mesmo período, tocando o menor patamar em 27 meses. O dado final também ficou abaixo da estimativa inicial, de 47,6.

Na Zona do Euro, houve queda no índice composto de 49,9 em julho para 48,9 em agosto, atingindo o menor nível em 18 meses, abaixo da leitura preliminar, de 49,2. O PMI de serviços, por sua vez, diminuiu de 51,2 para 49,8 no mesmo período, tocando o menor patamar em 17 meses, e vindo também abaixo do cálculo inicial, de 50,2.

No Reino Unido, o PMI de serviços caiu de 52,6 em julho para 50,9 em agosto, atingindo o menor nível em 18 meses. O número definitivo de agosto ficou abaixo da leitura preliminar, de 52,5. Já o PMI composto britânico diminuiu de 52,1 para 49,6 no mesmo período. Também neste caso, a estimativa inicial havia sido maior, de 50,9.

As vendas no varejo da Zona do Euro também foram divulgadas nesta segunda-feira, e apresentaram alta de 0,3% em julho ante junho, mas o resultado ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas consultados pelo WSJ, que previam alta de 0,4%. No mesmo mês do ano passado, as vendas do setor varejista do bloco tiveram contração de 0,9% em julho.

Quanto ao petróleo, um corte na oferta para sustentar os preços está entre as opções da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), enquanto a Arábia Saudita e outros produtores se reúnem.

A possibilidade de novos cortes ocorre menos de seis semanas depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou com o príncipe saudita Mohammed bin Salman, em Jeddah, quando disse esperar que o reino tome “mais passos” para aumentar a produção de petróleo “nas próximas semanas”.

Mas a queda de 11% nos preços da commodity na semana passada provocou um clamor de alguns membros da Opep+ para reverter a política, após meses de aumentos de oferta. Fontes informadas sobre a visão saudita disseram que o reino ainda não havia tomado a decisão de mudar de rumo, mas o ministro da Energia Abdulaziz bin Salman estava sob pressão para manter os preços perto de US$ 100 o barril.

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda, em repercussão às baixas em Wall Street no pregão anterior. Investidores também acompanharam a divulgação do índice de gerentes de compras da China.

Por aqui, a agenda praticamente esvaziada conta com o PMI da indústria de transformação de agosto, às 10h. Além disso, a semana promete liquidez esvaziada pelos feriados de Labor Day, nos EUA, e da Independência nacional, que fecha os mercados aqui na quarta-feira (07).

Os atos do 7 de Setembro e o IPCA de agosto, com expectativa de nova deflação, rendem noticiário, mas é o exterior que pede atenção. Após o payroll não ter definido as apostas para o juro, uma fala de Powell na próxima quinta-feira (08) é esperada com ansiedade, assim como o Livro Bege, na quarta.

Desempenho dos principais índices às 8h10:

🇺🇸 S&P Futures +0,15%

🇩🇪 DAX -2,55%

🇺🇸 Nasdaq -0,06%

🇬🇧 FTSE -0,66%

🇫🇷 CAC -1,78%

🛢 Petróleo Brent +2,97%

🛢 Petróleo WTI +2,69%

💵 Índice Dólar +0,31%

🇺🇸 S&P VIX +3,77%

🇧🇷 EWZ +0,42%

💰 Bitcoin -0,35%

💲 Ethereum +0,54%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?