Decisões de política monetária pesam nas bolsas; Copom é destaque local

stock-market-g8d899f047_1920

As bolsas da Europa operam sem direção única nesta segunda-feira (11), em quadro de expectativa pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE). Já os futuros de Nova York operam em baixa, enquanto investidores aguardam pelo índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA e a decisão do Federal Reserve (Fed).

Hoje, a agenda é modesta, com maior expectativa pelos demais dias da semana. Na terça-feira (12), haverá leitura do CPI nos EUA. Ao mesmo tempo, o continente europeu terá dados importantes divulgados nos próximos dias, como a produção industrial na Zona do Euro e no Reino Unido. 

Entretanto, o foco principal está nas decisões de política monetária, com especulações entre investidores sobre quando começarão os ciclos de relaxamento pelos bancos centrais, que tendem a apoiar as bolsas. O Rabobank afirmou em relatório que o mercado tem especulado sobre a chance de o BCE atuar de modo mais agressivo para reduzir juros mais adiante. 

Já o Société Générale advertiu que não se devia esperar nesta semana alguma sinalização de corte pelo BCE, em quadro de inflação ainda bem acima da meta de 2% na Zona do Euro, com incertezas elevadas. 

O Danske Bank, por sua vez, disse que esperava “uma bonança generalizada” pelos bancos centrais globais, com manutenção de juros dos dois lados do Atlântico nesta semana.

Entre ações em foco, Anglo American avança em Londres. Com isso, o papel recupera modestamente as perdas de 18,97% vistas na última sexta-feira (08), quando desagradou o anúncio de que a gigante de mineração reduziria a produção de uma série de commodities, para cortar custos.

Paralelamente, as bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta, com sentimento positivo apoiado pela sinalização do comando do governo chinês na última sexta, de uma abordagem proativa na política fiscal para garantir estabilidade econômica.

Por aqui, o IPCA de novembro, amanhã, e a decisão do Copom, na quarta-feira (13), são destaques da agenda local. Ainda na quarta, será divulgada a pesquisa mensal de serviços de novembro, enquanto na quinta-feira (14) são esperados os números das vendas no varejo de outubro. Já a sexta-feira (15) traz IGP-10 de dezembro e IBC-Br de outubro.

Divulgado há pouco, o Boletim Focus projeta que o IPCA para 2023 passe de 4,54% para 4,51% e o para 2024 suba de 3,92% para 3,93%. Quanto à taxa Selic, a previsão é que siga a mesma de 2023 a 2026. Já o PIB de 2023 e 2024 fecham com previsão de alta, subindo para 2,92% e 1,52%, respectivamente.

Na política, o mercado estará com os holofotes sobre o Congresso. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que esta semana é fundamental para o governo em 2024 e criará ambiente mais favorável para queda dos juros.

Além disso, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, disse que o relatório da MP que trata da subvenção do ICMS deve ser apresentado amanhã na comissão mista e votado na quarta-feira. 

O Congresso agendou sessão para a quinta-feira, a partir das 10h, com 39 vetos e 20 projetos na pauta de votações. Os destaques ficam para os projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 e do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. 

Na Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro disse que o presidente Arthur Lira já sinalizou para a votação da reforma tributária nesta semana. Alguns pontos que podem gerar debate em Plenário, segundo ele, são a prorrogação de incentivos fiscais para o setor automotivo no Nordeste, Norte e Centro-Oeste até 2032. A Câmara havia rejeitado, e o Senado aprovou. 

A reforma tributária vai eliminar três impostos federais – IPI, PIS e Cofins – e criar a Contribuição sobre Bens e Serviços e o Imposto Seletivo.

Desempenho dos principais índices às 8:40

🇺🇸 S&P Futures -0,11%

🇬🇧 FTSE -0,35%

🇩🇪 DAX -0,03%

🇺🇸 Nasdaq -0,22%

🇫🇷 CAC +0,15%

🛢 Petróleo Brent -0,82%

🛢 Petróleo WTI -0,95%

💵 Índice Dólar +0,05%

🇺🇸 S&P VIX +6,15%

💰 Bitcoin -0,10%

💲 Ethereum -0,18%

(Com Broadcast)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?