Direcional (DIRR3) e XP (XPBR31) anunciam acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto

Direcional (DIRR3) e XP (XPBR31) anunciam acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto


A Direcional Engenharia (DIRR3) informou em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (9) que a empresa e a XP Inc. (XPBR31) assinaram acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto.

A startup, destacou a construtora em comunicado, cria uma solução para desenvolvimento do mercado imobiliário com oferta de empréstimos para pessoas físicas na aquisição de imóveis, home equity e, na ponta corporativa, a aquisição de recebíveis de construtoras.

A XP terá 49,9% da startup. A operação está condicionada a algumas etapas, dentre as quais a aprovação pelo Conselho de Administração Econômica (Cade).

“Esse deal marca a entrada da XP no mercado de crédito imobiliário, ofertando produtos financeiros inovadores para este setor e que têm total sinergia com a nossa base de clientes. Para isso, vamos contar com a expertise da Direcional, uma parceira de longa data da XP”, destaca José Berenguer, CEO do Banco XP.

A Direto ofertará três soluções iniciais complementares, com operação independente dos dois grupos associados e equipe própria em São Paulo e na sede em Belo Horizonte.

A primeira delas será a concessão de empréstimos, inclusive em parceria com outras instituições financeiras, para aquisição de imóveis novos e usados por pessoas físicas. Outra frente de atuação, será o home equity, modalidade em que o imóvel entra como garantia de empréstimo. Além dessas, para construtoras e incorporadoras, a Direto trabalhará com a aquisição de carteiras de recebíveis, encurtando o ciclo de caixa das empresas e liberando capital de giro na operação.

Pelo acordo, caberá à Direcional atuar na originação de clientes e na formação do time com expertise no mercado imobiliário e em análise de crédito. A XP tratará da estruturação de soluções de financiamento, bem como auxiliará na captação de clientes e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas tecnológicas de relacionamento e jornada de atendimento.

As empresas ressaltam que a ideia da parceria é buscar utilizar diversas fontes de recursos para o crédito imobiliário. “Nossa intenção é maximizar oportunidades de financiamento que o mercado já oferece, mas em uma nova escala e capacidade de relacionamento com clientes em que a tecnologia e a rede de distribuição da XP podem proporcionar”, afirma Ricardo Couto, executivo da Direto.

Analista da Rico Corretora ensina ferramentas práticas a extrair lucro do mercado financeiro de forma consistente. Inscreva-se Grátis.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?