Eletrobras (ELET3;ELET6): TCU tem sessão sobre privatização, mas valores questionados podem travar processo

Eletrobras (ELET3;ELET6): TCU tem sessão sobre privatização, mas valores questionados podem travar processo


O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza nesta quarta-feira (15) às 10h (horário de Brasília) sessão extraordinária sobre a desestatização da Eletrobras (ELET3;ELET6).

Conforme destaca a XP Política, o ponto de dúvida no voto do relator, ministro Aroldo Cedraz, e que tem chamado atenção de outros ministros, é o parâmetro de preço de energia no longo prazo, relacionado ao custo médio ponderado de capital e aos custos de operação.

Também há controvérsia em relação ao investimento e manutenção elencados na modelagem econômico-financeira relacionada ao valor adicional gerado pelos novos contratos de concessão.

Cabe ressaltar que o julgamento do tema foi marcado na semana passada, sendo adiado para esta quarta pela falta de tempo do ministro para a conclusão do voto e para compartilhá-lo com outros ministros.

O fato de se tratar de um processo técnico dá espaço para que haja um pedido de mais tempo para analisar.

Segundo o Valor, Cedraz deve mesmo propor na quarta uma nova rodada de ajustes na privatização da Eletrobras antes de autorizar o prosseguimento do processo. Se a proposta sair vencedora do plenário, o cronograma do governo será comprometido, segundo a edição online do jornal.

Conforme o jornal, o relator vai apontar a falta de informações suficientes acerca da precificação da empresa. Também deve questionar os parâmetros usados no cálculo do valor adicionado dos contratos e a ausência de estudos sobre a garantia física das usinas hidrelétricas.

Na véspera, as ações ELET3 caíram 4,11%, a R$ 34,52, enquanto os papéis ELET6 tiveram baixa de 4,04%, a R$ 34.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?