Elon Musk está planejando construir sua própria cidade em uma área de milhares de hectares de pastagens e terras agrícolas recém-compradas fora da capital do Texas, de acordo com escrituras e outros registros de terras e fontes internas do projeto.
Em reuniões com proprietários de terras e agentes imobiliários, Musk e funcionários de suas empresas descreveram sua visão como uma espécie de utopia texana ao longo do rio Colorado, onde seus funcionários poderiam viver e trabalhar.
Executivos da Boring, a operação do túnel de Musk, discutiram e pesquisaram a incorporação da cidade no Condado de Bastrop, cerca de 35 milhas de Austin, o que permitiria a Musk estabelecer alguns regulamentos em seu próprio município e agilizar seus planos, de acordo com pessoas que trabalham nos projetos de Musk.
Eles dizem que Musk e seus principais executivos querem oferecer casas, com aluguéis abaixo do mercado, para os funcionários da região de Austin, incluindo trabalhadores da Boring, da Tesla e da SpaceX.
Terra relacionada a Elon Musk

A cidade planejada fica ao lado das instalações da Boring e da SpaceX, agora em construção. O local já inclui um conjunto de casas modulares, uma piscina, uma área de esportes ao ar livre e uma academia, segundo fotos do Facebook e pessoas que visitaram a cidade. Placas penduradas em postes dizem “Bem-vindo, Snailbrook, tx, est. 2021”.
Snailbrook é uma referência ao mascote da Boring. Quando Musk iniciou o empreendimento de escavação de túneis, ele desafiou os funcionários a construírem máquinas de perfuração que se movessem “mais rápido que um caracol”.
Parte da equipe da Boring, incluindo Steve Davis, o presidente da empresa e um dos principais assessores de Musk, descreveram planos ainda maiores certas vezes, incluindo a criação de uma cidade inteira, de acordo com algumas dessas pessoas e mensagens de texto vistas pelo The Wall Street Journal.
Durante uma reunião geral de funcionários da Boring no ano passado, Davis disse que eles teriam que realizar uma eleição para prefeito, de acordo com mensagens de texto e pessoas familiarizadas com a reunião.
Musk, sua ex-namorada, a cantora Grimes, Kanye West e o designer de arquitetura de West discutiram várias vezes no ano passado como seria uma cidade de Musk, de acordo com fontes internas. Essas conversas incluíram ideias amplas e alguns modelos visuais, segundo uma das fontes, mas não resultaram em planos concretos.

Representantes de West, que atende por Ye, e Grimes, cujo nome verdadeiro é Claire Boucher, não foram encontrados para comentar.
De acordo com a lei do Texas, uma cidade precisa de pelo menos 201 residentes antes de poder solicitar a incorporação e, em seguida, a aprovação de um juiz do condado. O condado de Bastrop não recebeu um pedido de Musk ou de nenhuma de suas entidades, segundo uma porta-voz do condado.
Chap Ambrose, um programador de computador que mora no topo de uma colina com vista para as novas instalações da Boring e da SpaceX, disse acreditar que “eles querem que seja segredo. Eles querem fazer as coisas antes que alguém saiba realmente o que está acontecendo.”
Ambrose tem buscado informações da Boring e do condado sobre as pesquisas e testes da empresa em suas máquinas de escavação de túneis e como isso pode afetar as águas subterrâneas e os poços da área.
Ele enviou drones sobre a área em busca de pistas sobre outras estruturas que a Boring e a SpaceX estão construindo e o que planejam produzir em suas fábricas. Imagens de drones e vídeos do YouTube que ele postou mostram a construção de túneis entre as sedes das empresas, que passam por baixo de uma via pública.
Musk e Davis não responderam aos pedidos de comentários. Um advogado de Musk, Alex Spiro, e um importante conselheiro que dirige seu escritório familiar, Jared Birchall, também não responderam aos pedidos de comentários.
Nos últimos três anos, entidades ligadas às empresas ou executivos de Musk compraram pelo menos 1416 hectares na área de Austin, ao todo cerca de quatro vezes o tamanho do Central Park de Nova York, de acordo com escrituras do condado e outros registros de terras. O The Wall Street Journal também obteve e-mails da cidade e do condado por meio de solicitações de registros públicos, revisou as comunicações internas da empresa e os registros de licenciamento do estado e entrevistou proprietários de terras e funcionários da cidade e do condado.

Algumas autoridades imobiliárias e de terras locais disseram que foram informadas por pessoas próximas a Musk que o bilionário possui ainda mais terras na área – até 2428 hectares.
Quando Musk deixou sua antiga casa na Califórnia há mais de dois anos, ele disse que havia perdido a paciência com as regras e regulamentos daquele estado, onde a Tesla e a Boring estavam sediadas antes de o bilionário se mudar para o Texas. A Califórnia é a terra do “excesso de regulamentação, excesso de litígios, excesso de impostos”, afirmou ele em dezembro de 2021.
O Texas tem menos leis de zoneamento e requisitos ambientais e trabalhistas, e possui vastas áreas de terra pouco regulamentadas. Ao contrário da Califórnia, não há imposto de renda corporativo, de pessoa física, nem sobre ganhos de capital para pessoas físicas.
No mês passado, a Tesla disse que também continuaria a se expandir na Califórnia e nomeou um escritório em Palo Alto como sua sede de engenharia. A sede corporativa da Tesla permanece no Texas.
As compras de terras no Texas ocorreram por meio de pelo menos quatro empresas de responsabilidade limitada. Essas companhias estão vinculadas aos negócios de Musk ou a seus executivos em escrituras do condado, registros de terras e registros comerciais estaduais que listam seus nomes.
Os planos incluem um projeto para construir um complexo residencial privado para Musk que potencialmente ficaria a alguma distância da cidade planejada, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos.
Musk tem sido o principal impulsionador dos projetos, e todas as compras de terras precisam ser aprovadas por ele, segundo participantes da operação.
Em muitas das compras rastreadas pelo WSJ, os vendedores foram obrigados a assinar acordos de confidencialidade, segundo os próprios assinantes. Funcionários locais de desenvolvimento econômico disseram que foram solicitados a assinar tais acordos quando souberam que Boring estava vindo para a cidade.

Durante uma visita na primavera de 2020 ao condomínio de Steve Adler, então prefeito de Austin, Musk buscou garantias dele e de um funcionário do Condado de Travis, onde Austin está localizado, de que a burocracia do governo não atrapalharia seus diversos projetos, segundo Adler. “O que ele queria da cidade era velocidade”, afirmou o prefeito, um democrata que deixou o cargo quando seu segundo mandato terminou em janeiro.
Logo depois, Musk começou a construir a fábrica da Tesla conhecida como Giga Texas – aproximadamente de 930 mil metros quadrados em mais de mil hectares no Condado de Travis, nos arredores de Austin, de acordo com registros de terrenos e o site da Tesla.
No condado vizinho de Bastrop, cerca de uma hora a sudeste de Austin, a SpaceX está construindo uma instalação de 47 mil metros quadrados e, do outro lado da estrada estadual 1209, a Boring está construindo um novo depósito.
Em junho passado, Robert Pugh, então diretor de engenharia do condado de Bastrop, reclamou em um e-mail para Clara Beckett, comissária do condado encarregada do planejamento, que os funcionários do condado eram “regularmente perseguidos” pela equipe e por contratados da Boring e Starlink, uma unidade da SpaceX. Eles querem que o condado “acelere e aprove os pedidos de permissão que estão incompletos e não estão em conformidade” com os regulamentos do condado, escreveu Pugh.
Pugh deixou o emprego no mesmo mês e não respondeu aos pedidos de comentários. Beckett também não respondeu aos pedidos de comentários.
A cidade planejada ficaria no condado de Bastrop. Uma entidade chamada Gapped Bass LLC, cujos registros estaduais mostram o Davis da Boring servindo como presidente, agora possui mais de 80 hectares lá, todos comprados nos últimos dois anos. A SpaceX comprou mais cerca de 24 hectares. A terra pertencia anteriormente a fazendeiros de longa data e outras famílias do Texas.
Desde o ano passado, os funcionários da Boring podiam se candidatar a uma casa com aluguel a partir de US$ 800 por mês para um apartamento de dois ou três quartos, de acordo com um anúncio para funcionários visto pelo WSJ e fontes internas. Se um funcionário sair ou for demitido, ele terá que desocupar a casa em 30 dias, segundo essas fontes.
O aluguel médio em Bastrop, Texas, é de cerca de US$ 2.200 por mês, segundo a imobiliária Zillow Group.
Os executivos discutiram se as casas estariam disponíveis para todos os funcionários das empresas de Musk.
A Gapped Bass entrou com a papelada no Condado de Bastrop para construir mais 110 casas na cidade planejada, que chama de “Projeto Incrível”.
Funcionários do condado de Bastrop aprovaram nomes de ruas como “Boring Boulevard”, “Waterjet Way” e “Cutterhead Crossing”, de acordo com os documentos da reunião do condado.
A Boring planeja transformar uma das casas em uma escola Montessori para até 15 alunos, de acordo com a correspondência entre um funcionário da empresa Boring e um funcionário do governo do condado.
Adena Lewis, diretora de turismo e desenvolvimento econômico do condado, disse que não tem certeza do cronograma de desenvolvimento da empresa de Musk, mas a região precisa urgentemente de novas moradias. “Eles são muito respeitosos conosco”, contou a diretora. “Mas eles estão com pressa.”
Lewis disse que o tamanho pequeno do condado o torna atraente para as empresas de Musk. “Acho que é a capacidade de trabalhar com pessoas em um nível direto e não ter toneladas de burocracia”, disse ela.
Há muito tempo Musk pensa em construir uma cidade e, há alguns anos, ajudou seu irmão, Kimbal Musk, a refinar uma ideia para construir uma comunidade fora da rede, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos. Não foi possível determinar onde essa ideia está. Quando o WSJ procurou uma porta-voz de Kimbal Musk, descrevendo o projeto, incluindo um suposto nome, ela disse que ele não estava ciente do projeto conforme descrito e não respondeu a novos pedidos de esclarecimento.
Musk tem sido um defensor da habitação acessível para os funcionários. Em 2018, durante um painel de discussão pública com o então governador Brian Sandoval, de Nevada, o empresário falou sobre a construção de moradias para os trabalhadores da Tesla ao lado do enorme complexo da empresa fora de Reno.
Ele explorou a construção de um complexo privado em algumas das terras recém-adquiridas no condado de Bastrop, de acordo com pessoas familiarizadas com seus planos. Nos últimos dois anos, ele se hospedou na mansão de um amigo em Austin, informou o WSJ.
O status e a localização da casa em potencial não puderam ser determinados. As pessoas familiarizadas com o plano dizem que a cidade é um projeto separado.
Alguns moradores venderam terras para as empresas de Musk. Outros que possuem terrenos nos condados de Bastrop e Travis disseram que receberam poucas respostas das empresas de Elon sobre o que planejam e negaram a venda.
Outros disseram que se sentem pressionados por funcionários públicos ansiosos que não fazem perguntas suficientes. “Eles estão indo o mais rápido que podem”, disse Ambrose, cuja casa tem vista para a Boring.
Em 2013, quando Ambrose comprou seus 4 hectares de terra no topo de uma colina, havia apenas cerca de uma dúzia de residências em um quilômetro. Desde a primavera de 2021, a Boring ergueu vários armazéns e cavou pelo menos dois túneis de teste, e a SpaceX está construindo o maior prédio do condado.
“Não há transparência”, disse David Barrow, que administra a Eden East Farm na North Main Street de Bastrop, que mantém os dois restaurantes e uma fazenda de sua família.
Funcionários chatos estão entre seus clientes regulares, disse Barrow, mas teme que os novos projetos possam ameaçar a qualidade da água do rio Colorado e dos aquíferos que abastecem os poços da região.

Recentemente, a Boring solicitou às autoridades ambientais estaduais a descarga de até 140 mil galões de águas residuais industriais por dia no rio.
“Gostaria de saber o que realmente está sendo pulverizado, o que eles estão realmente construindo e quem vai responsabilizá-los”, afirmou Barrow, referindo-se aos planos de dispersar parte das águas residuais nas terras da Boring.
Lewis, diretora de turismo e desenvolvimento econômico, disse que não teme que o desenvolvimento da empresa prejudique o rio e as terras agrícolas ao redor.
Depois de ser abordada por alguns proprietários de terras, incluindo Ambrose, a senadora do estado do Texas, Sarah Eckhardt, solicitou uma audiência ambiental pública marcada para este mês.
“Precisamos ter mais conversas e ser capazes de verificar as afirmações que essas empresas estão fazendo com relação à permissão de descarga no rio Colorado”, disse Eckhardt.
Em vez de tentar forçar um dos homens mais ricos do mundo a sair da cidade, disse Ambrose, “podemos fazê-lo ser um bom membro da comunidade, ser um bom vizinho e seguir a lei. E isso, para mim, vale o esforço.”
(Tradução de The Wall Street Jounal)