Em meio a críticas de Guedes, FMI confirma que fechará escritório no Brasil em 2022

Em meio a críticas de Guedes, FMI confirma que fechará escritório no Brasil em 2022


O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira (16) que vai fechar seu escritório em Brasília. As atividades serão encerradas até o dia 30 de junho de 2022, quando vence o mandato de sua atual representante no país.

“Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue, à medida que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica e de suas configurações institucionais”, afirmou o FMI em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo.

A decisão de fechar o escritório no país é anunciada um dia após a declaração de Paulo Guedes, ministro da Economia, de que o governo pediu ao órgão internacional para dispensar a sua missão no Brasil.

“Estamos dispensando a missão do FMI … Dissemos para eles fazerem previsão em outro lugar”, declarou Guedes, na quarta-feira (15), durante encontro com empresários na Fiesp.

Guedes lembrou das previsões do fundo, de retração próxima a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, o primeiro da pandemia. No fim, a queda foi de 3,9%.

Após repetir que o Brasil “surpreendeu o mundo” ao cair menos da metade do que era esperado, a “desgraça” agora está sendo prevista para o ano que vem. “Eles vão errar de novo”, disse o ministro.

Criado em 1945, o FMI é um dos principais órgãos financeiros do mundo e reúne hoje 190 países-membros, dentre eles o Brasil.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?