Espera por Jackson Hole enfraquece mercados globais; IPCA-15 deve indicar deflação

chris-barbalis-diV_Xm1G6Vo-unsplash (1)


As bolsas da Europa operam em leve baixa nesta quarta-feira (24), mantendo a fraqueza vista desde o começo da semana. Os futuros de Nova York também registram leve queda, após Wall Street acumular fortes perdas desde a semana passada, enquanto investidores digerem mais comentários “hawkish” (favoráveis à retirada de estímulos monetários) do dirigente do Federal Reserve (Fed), Neel Kashkari. Ambos os índices oscilam em compasso de espera antes do simpósio de Jackson Hole do Fed, que terá início amanhã. 

A grande dúvida é se o Fed elevará juros em 0,75 p. p. pela terceira vez seguida, em setembro, ou se está inclinado a moderar o ritmo de ajustes, após indícios de desaceleração da inflação nos EUA.

Ontem, o responsável pela distrital do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, disse que a instituição só deverá relaxar no aumento de juros quando houver evidências convincentes de que a inflação dos EUA está se aproximando da meta oficial de 2%. Em julho, a taxa anual de inflação ao consumidor americano ficou em 8,5%.

“Quando a inflação é de 8% ou 9%, corremos o risco de desancorar as expectativas e gerar consequências ruins. A inflação está bastante alta, e é responsabilidade do Fed controlá-la”, afirmou Kashkari.

Em dia de agenda vazia na Europa, investidores ficam de olho em dados americanos. Às 9h30, são feitas as leituras de agosto das encomendas de bens duráveis, e, às 11h, das vendas pendentes de imóveis.

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda, lideradas pelo mercado chinês. Investidores sustentam cautela a um dia do Jackson Hole e monitoram os desdobramentos da pior onda de calor em seis décadas na China.

Por aqui, a agenda do dia conta com o IPCA-15 de agosto, às 9h. De acordo com o Projeções Broadcast, o indicador vem com deflação de 0,82%.

Entre os presidenciáveis, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de motociata em Belo Horizonte e realiza comício na capital mineira. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) grava para sua campanha de TV e segue para o Rio de Janeiro, para se preparar para conceder entrevista no Jornal Nacional, na quinta-feira (25). 

Ciro Gomes (PDT) realiza caminhadas em Curitiba (PR) e em Porto Alegre (RS).

*Desempenho dos principais índices às 7h45:*

🇺🇸 S&P Futures -0,05%

🇩🇪 DAX -0,05%

🇺🇸 Nasdaq -0,09%

🇬🇧 FTSE -0,47%

🇫🇷 CAC +0,06%

🛢 Petróleo Brent +0,63%

🛢 Petróleo WTI +0,61%

💵 Índice Dólar +0,25%

🇺🇸 S&P VIX -0,08%

🇧🇷 EWZ -0,12%

💰 Bitcoin -0,45%

💲 Ethereum +1,76%

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?