Europa e Nova York aguardam indicadores; IPCA deve acelerar quase 0,30% em agosto

As bolsas da Europa e os futuros de Nova York operam em alta nesta segunda-feira (11), ante dados que indicam sinais de estabilização da economia chinesa. Investidores aguardam, nos próximos dias, a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e novos dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) dos EUA.

Inflação ao consumidor positiva na China e empréstimos bancários acima das expectativas, além de novas medidas de estímulo voltadas a seguradoras, alimentaram esperanças de que a segunda maior economia do mundo está se estabilizando. 

O tom positivo na Europa se manteve, embora a Comissão Europeia tenha reduzido suas projeções de crescimento para a Zona do Euro. 

A expectativa agora é que o PIB do bloco aumente 0,8% em 2023 e 1,3% em 2024. Antes, as previsões eram de altas de 1,1% e 1,6%, respectivamente.

A inflação também é destaque nos EUA, pois o país deve passar por mais um aperto do juro este ano. 

Na Ásia, as bolsas fecharam mistas, enquanto investidores avaliam novos dados econômicos chineses e fala de Kazuo Ueda, presidente do Banco do Japão (BoJ), sobre o possível abandono da política de juros negativos no país, o que resultou em subida de rendimentos dos Treasuries e dos bônus europeus na madrugada.

Por aqui, investidores estão à espera do IPCA, que deve acelerar a 0,28% em agosto, de 0,18% em julho, reforçando a ideia de corte de 0,5 ponto percentual da Selic neste mês e reduzindo apostas de que o Comitê de Política Monetária (Copom) possa ser mais agressivo no afrouxamento monetário nas reuniões seguintes. 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem repetido que a inflação tem mostrado melhora, mas que a “batalha não está ganha”.

Em Brasília, o Ministério da Fazenda estendeu até amanhã o prazo de término para inscrição de credores interessados em participar do Desenrola. A Caixa informou que já renegociou R$ 2,5 bilhões em dívidas até quarta-feira passada no âmbito do programa do governo Federal.

Ademais, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, deve submeter nesta semana ao presidente Lula um projeto de lei que muda as regras do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e que pode liberar até R$ 14 bilhões na economia.

Desempenho dos principais índices às 8h41:

🇺🇸 S&P Futures +0,48%

🇬🇧 FTSE +0,03%%

🇩🇪 DAX +0,31%

🇺🇸 Nasdaq +0,76%

🇫🇷 CAC +0,30%

🛢 Petróleo Brent -0,23%

🛢 Petróleo WTI -0,55%

💵 Índice Dólar -0,37%

🇺🇸 S&P VIX -1,61%

💰 Bitcoin -0,25%

💲 Ethereum -0,08%

(Com Broadcast)







Sair da versão mobile