Fique de olho em Americanas [AMER3], Cielo [CIEL3], Eztec [EZTC3] e outras

Entre os destaques corporativos desta quinta-feira (12), Gafisa [GFSA3] recebeu notificação de redução de participação acionária, Celesc [CLSC3] informou resultado de eleição presidencial, Kepler [KEPL3] recebeu notificação de atualização acionária, e a Dexco [DXCO3] informou a data para assembleia geral. 

Americanas [AMER3] divulgou “inconsistências em lançamentos contábeis” em torno de R$ 20 bilhões, o CEO da companhia renunciou o cargo, Cielo [CIEL3] anunciou crescimento no setor de varejo em dezembro de 2022, Alper [APER3] informou também a renúncia de gestor administrativo, e a Eztec [EZTC3] entrou para carteira do índice ICO2. 

Gafisa [GFSA3]

A construtora recebeu notificação de redução de participação relevante da Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, em que os fundos sob a sua gestão atingiram 2.938.543 ações de emissão da companhia, posição que equivale a 5,75% no capital da Gafisa.

Celesc [CLSC3] 

A Celesc informou que a indicação de Vitor Lopes Guimarães, atual diretor comercial, para ocupar o cargo de diretor presidente interino não obteve a maioria qualificada dos votos. 

Deste modo, mantém-se a continuidade do atual mandato de Cleicio Poleto Martins, como diretor presidente. Vitor Lopes Guimarães permanece no exercício de suas atividades como diretor comercial. 

Kepler [KEPL3]

A companhia recebeu comunicado da Trígono Capital informando o aumento de sua participação acionária na companhia, para 17.979.300 ações ordinárias, o que representa 20,01% do total de ações. 

Dexco [DXCO3]

A Dexco informou que a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) da companhia está prevista para o dia 27 de abril de 2023, às 11h. 

Americanas [AMER3]

A companhia informou que foram detectadas inconsistências em lançamentos contábeis redutores da conta fornecedores realizados em exercícios anteriores, incluindo o exercício de 2022. 

Em análise preliminar, a área contábil da Americanas estima que os valores das inconsistências sejam em torno de R$ 20 bilhões na data-base de 30 de setembro de 2022.

A priori, a companhia estima que o efeito caixa dessas inconsistências seja imaterial. Entre as inconsistências, a área contábil identificou a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem, nas quais a companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta dos fornecedores nas demonstrações financeiras. 

Diante desses fatos e consequente alteração de prioridades da administração, o diretor presidente Sergio Rial e o diretor de relações com investidores André Covre, empossados em 2 de janeiro de 2023, comunicaram sua decisão de não permanecer na companhia, com efeito imediato.

Cielo [CIEL3] 

As vendas no varejo em dezembro de 2022 cresceram 1,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2021. 

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 10,2% em 2022. 

De modo geral, o mês foi favorecido pelos efeitos de calendário. Em 2022, o dia de Natal caiu em um domingo. Sendo assim, os consumidores tiveram uma semana completa, incluindo o sábado, para realizar as compras, o que justifica os efeitos do crescimento do setor. 

Alper [APER3]

O conselho de administração recebeu, de Mariana Maduro, pedido de renúncia ao cargo de diretora jurídica e de compliance. A companhia aceitou o pedido de renúncia de Mariana, e informou que o cargo ficará temporariamente vago. 

Eztec [EZTC3]

A construtora informou que entrou na carteira do índice ICO2. O índice é composto por ações de companhias que integram o IBrX50 e que adotam práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa.

 

Sair da versão mobile