Entre os destaques corporativos desta terça-feira (10), Ecorodovias [ECOR3] apresentou desempenho operacional referente a dezembro de 2022, Grupo Mateus [GMAT3] anunciou plano de expansão, Aliansce Sonae [ALSO3] informou alteração na composição da diretoria, e a Gafisa [GFSA3] recebeu notificação de participação acionária.
Biomm [BIOM11] teve solicitação de registro indeferido pela Anvisa, Guararapes [GUAR3] decidiu centralizar a produção fabril em Natal, Priner [PRNR3] adquiriu 100% das quotas da Seogeo, e o BRB [BSLI3] divulgou os nomes dos novos membros do conselho fiscal.
Ecorodovias [ECOR3]
A companhia informou os números prévios consolidados do tráfego mensal de dezembro de 2022 e o acumulado do ano de 2022 em relação aos mesmos períodos de 2021.
Em dezembro de 2022, a redução do tráfego na Eco101 deve-se à ocorrência de erosões e interdições nas pistas provocadas pelas fortes chuvas no Espírito Santo, principalmente, em trechos nos municípios de Linhares, Aracruz, e São Matheus (ES).
Grupo Mateus [GMAT3]
A companhia informou que deu continuidade ao seu plano de expansão, com inaugurações na Paraíba e no Maranhão.
Na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, foi inaugurado um Atacarejo, o primeiro Mix Mateus da cidade e o terceiro do estado. A loja, com 3.277 m² de área de vendas, oferece aos consumidores uma ampla oferta de produtos e serviços.
Por sua vez, a cidade de Balsas, no Maranhão, onde a trajetória do Grupo Mateus começou, em 1986, deu as boas-vindas a mais duas lojas, um Atacarejo e um Eletro.
Com essas inaugurações, a companhia atingiu a marca de 130 lojas em operação no estado, demonstrando que ainda existem oportunidades nas regiões onde a atuação do Grupo já está consolidada.
Aliansce Sonae [ALSO3]
O conselho de administração da companhia recebeu cartas de renúncia dos seguintes membros Ruy Kameyama ao cargo de diretor presidente, José Vicente Coelho Duprat Avellar ao cargo de diretor operacional, e de Leonardo Cid Ferreira diretor de desenvolvimento de negócios.
Após as referidas cartas de renúncia, em reunião a companhia elegeu Rafael Sales Guimarães, para o cargo de diretor presidente.
Adicionalmente, continuarão compondo a diretoria da companhia pelos próximos 3 meses, para auxiliar no período de transição após a consumação da combinação dos negócios da brMalls com a Aliansce Sonae, Eduardo Langoni, como diretor de relações com investidores e diretor financeiro, Cláudia da Rosa Cortes de Lacerda para diretora jurídica, e Bianca Viana Bastos Marcelino diretora de gente e gestão.
Gafisa [GFSA3]
A construtora recebeu notificações de aquisição de participação relevante de Mam Asset Management Gestora de Recursos, que informou que fundos sob sua gestão atingiram 13.553.430 ações de emissão da companhia, posição equivalente a 26,50% no capital da Gafisa.
A MAM comunicou que a modificação de participação dos fundos não objetiva alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia, se enquadrando em sua política de investimento.
Biomm [BIOM11]
A companhia informou que ontem (09) foi publicado no Diário Oficial da União o indeferimento, pela Anvisa, do pedido de registro definitivo da vacina Convidecia, contra a Covid-19.
A Biomm comunicou que essa decisão é passível de recurso e que tomará as providências cabíveis a fim de revertê-la, bem como manterá seus acionistas e o mercado em geral atualizados sobre os futuros desdobramentos.
Guararapes [GUAR3]
A Guararapes anunciou que irá centralizar sua produção fabril em Natal, no estado do Rio Grande do Norte, encerrando as atividades da fábrica de Fortaleza.
O modelo de negócio integrado da companhia permanece inalterado, preservando a cadeia produtiva nacional.
A decisão faz parte do planejamento estratégico com foco em otimizar a operação fabril para intensificar a reatividade, eficiência e competitividade, aliado a um crescimento sustentável.
A Guararapes tem uma relação de longa data com o Ceará e seguirá atuando no estado por meio de suas lojas.
Priner [PRNR3]
A companhia de manutenção industrial informou a aquisição da empresa Soegeo Soluções em Engenharia Geotécnica, por meio da sua controlada Construtora Gmaia, no equivalente a 100% das quotas representativas de seu capital social.
A transação foi aprovada pelo conselho de administração da companhia em reunião realizada ontem (09), também tendo sido aprovada pelos órgãos societários da Gmaia.
Com essa aquisição, a Priner incrementa seu portfólio de serviços e reforça sua posição no mercado de engenharia de manutenção. A Transação está de acordo com o plano estratégico da Priner de consolidar-se como líder em serviços de engenharia de manutenção no Brasil.
BRB [BSLI3]
A instituição financeira informou que os novos membros do conselho fiscal do BRB, eleitos pelas assembleias gerais ordinária e extraordinária dos acionistas tomaram posse de seus respectivos cargos, para cumprirem o mandato de 2022 a 2024.
Como membros efetivos, tomaram posse: Alberto Castilho de Siqueira, representante dos acionistas minoritários, Engels Augusto Muniz, representante dos acionistas preferenciais, João Antônio Fleury Teixeira, Kaline Gonzaga Costa e Rodrigo Frantz Becker.
Como membros suplentes: Helson Ricardo Simão Souza, representante dos acionistas minoritários, Jorge Luís da Silva Aguiar, representante dos acionistas preferenciais, Juliana Monici Souza Pinheiro, Maurício Antônio do Amaral Carvalho e Robson Candido da Silva.