Entre os destaques corporativos desta terça-feira (04), PRIO [PRIO3] divulgou certificação de reservas referente a 2023, JSL [JSLG3] apresentou o relatório anual integrado de 2022, e a Embraer [EMBR3] recebeu certificado de tipo final (FOC) para jato multimissão C-39 Millennium.
Padtec [PDTC3] divulgou participação em evento digital, Gafisa [GFSA3] recebeu solicitação para interrupção no prazo de convocação da AGOE, CCR [CCRO3] informou alteração de participação acionária, Petrobras [PETR3; PETR4] iniciou a contratação de navios plataformas para projeto Sergipe Águas Profundas, e a Alupar [ALUP11] celebrou acordo com a Eletrobras [ELET6].
PRIO [PRIO3]
A petroleira publicou uma nova certificação de reservas da companhia, elaborada pela DeGolyer & MacNaughton, com data de referência de 1 de janeiro de 2023, que inclui as reservas do Campos de Polvo, Tubarão Martelo, Frade, Wahoo e Albacora Leste.
JSL [JSLG3]
A companhia divulgou o relatório anual integrado de 2022. O documento apresentou a estratégia da companhia e o desempenho em relação aos temas econômicos, ambientais, sociais e de governança.
O relatório foi elaborado de acordo com a Global Reporting Initiative (GRI), os princípios do International Integrated Reporting Council (IIRC) e as diretrizes do Task Force sobre divulgações financeiras relacionadas ao clima (TCFD) e Carbon Disclosure Project (CDP). Além disso, o documento foi assegurado por auditoria independente.
Embraer [EMBR3]
O programa do jato multimissão C-390 Millennium, da Embraer, alcançou um marco histórico na aviação mundial.
Em cerimônia realizada na unidade Gavião Peixoto, em São Paulo, com a presença do comando da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua capacidade operacional completa Full Operational Capability (FOC).
Emitido pelo Instituto de Fomento Industrial (IFI), organização militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar.
O certificado FOC confirmou que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.
Padtec [PDTC3]
Carlos Raimar Schoeninger, CEO e DRI da companhia, participará nesta terça feira, 04 de abril, às 18hs (horário de Brasília) de uma live promovida pela BM&C News, para apresentar os negócios da Padtec, os resultados obtidos nos últimos trimestres e as oportunidades de crescimento da empresa de telecomunicação.
Gafisa [GFSA3]
A construtora recebeu ofício expedido pela CVM, por meio do qual comunicou a apresentação, pela acionista Esh Theta Fundo de Investimento Multimercado, pedido de interrupção do curso do prazo de antecedência da convocação da assembleia geral ordinária e extraordinária da companhia (AGOE), a ser realizada em 28 de abril de 2023, às 18h.
O pedido de interrupção solicita que a CVM interrompa o curso do prazo de convocação da AGOE, unicamente no que diz respeito à matéria da ordem do dia referente à suspensão dos direitos políticos da Esh Theta.
A finalidade do pedido é para que a CVM possa conhecer e se manifestar sobre a eventual ilegalidade da referida proposta, ou, sucessivamente, que a ilegalidade da matéria seja declarada desde logo.
CCR [CCRO3]
A CCR recebeu comunicado da Capital lnternational lnvestors, divisão independente de investimentos da Capital Research and Management Company, informando que passou a administrar um total de 101.173.258 ações ordinárias da companhia.
O montante representa aproximadamente 5,01% do total de ações ordinárias da CCR.
Petrobras [PETR4; PETR3]
A Petrobras iniciou o processo de contratação para afretamento de dois navios-plataformas destinados ao projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), na Bacia de Sergipe-Alagoas, a cerca de 100 quilômetros (km) da costa.
De acordo com a empresa, as unidades do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) serão estratégicas para ampliar a disponibilidade do gás nacional, além de abrir uma nova fronteira de produção na região Nordeste.
Cada plataforma (SEAP I e SEAP II) terá capacidade de processar, diariamente, até 120 mil barris de petróleo.
Alupar [ALUP11] e Eletrobras [ELET6]
A Alupar celebrou com a Centrais Elétricas Brasileiras [ELET6], acordo de acionistas da Transnorte Energia.
O objetivo do acordo é regular suas relações como acionistas da companhia, estabelecendo as diretrizes, os direitos e obrigações recíprocas que viabilizem a construção e exploração do empreendimento, incluindo a participação de cada uma delas na administração da companhia, a organização e competência de seus órgãos, e a regulamentação do exercício de voto.
Dentre as participações destacam-se, também, as deliberações das assembleias gerais e do conselho de administração, do direito de preferência na aquisição de ações, na política de capitalização e financiamento, entre outras especificidades.