Entre os destaques corporativos desta terça-feira (03), Ser Educacional [SEER3] concluiu contrato de compra e venda, 3R Petroleum [RRRP3] comunicou incentivo fiscal da Sudene para os polos fazenda Belém, Recôncavo e Peroá, e o Bradesco [BBDC4] celebrou contrato de prestação de serviços com a Cielo [CIEL3].
A Rede D’Or [RDOR3] anunciou transferência de ações da Qualicorp [QUAL3] para a Prisma Capital, C&A [CEAB3] recebeu autorização para funcionamento como SCD, GOL [GOLL4] divulgou resultados de tráfego de dezembro de 2022, e a TIM [TIMS3] foi confirmada pelo 15° ano consecutivo na carteira do ISE.
Ser Educacional [SEER3]
O grupo de educação realizou a conclusão do contrato de compra e venda de quotas, com a efetiva transferência, para a sua subsidiária Centro Nacional de Ensino Superior (CENESUP), de 100% das quotas representativas do capital social da Sete de Setembro Ensino Superior, mantenedora do Centro Universitário Sete de Setembro.
3R Petroleum [RRRP3]
A companhia recebeu da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a aprovação do enquadramento referente ao incentivo fiscal de redução do imposto de renda e adicionais em favor das subsidiárias 3R Candeias, 3R Fazenda Belém e 3R Petroleum Offshore, detentoras e operadoras dos Polos Recôncavo, Fazenda Belém e Peroá, respectivamente.
Os referidos enquadramentos permitem redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) pelo prazo de 10 anos, a partir de 1º de janeiro de 2023, levando a alíquota combinada de IRPJ e Contribuição Social (CSLL) de 34% para até 15,25% sobre as atividades de produção de petróleo e gás natural desenvolvidas nos ativos.
A aprovação do incentivo fiscal da SUDENE é mais um marco para o plano de negócios da companhia, que tem foco no desenvolvimento, suportando um robusto plano de investimento.
Bradesco [BBDC4] e Cielo [CIEL3]
A instituição financeira celebrou o contrato de prestação de serviços de intermediação, captação, indicação e manutenção de estabelecimentos comerciais com sua coligada, Cielo.
O contrato estabelece as condições aplicáveis aos serviços a serem prestados pelo Bradesco à Cielo para potencial credenciamento ao sistema Cielo, bem como auxílio à comunicação com estabelecimentos já credenciados com vistas à sua manutenção no sistema Cielo.
Os serviços prestados pelo Bradesco à Cielo compreendem, algumas ressalvas como: (i) apresentação à Cielo dos representantes legais e responsáveis pela tomada de decisões junto ao estabelecimento, desde que por este autorizado; (ii) eventual participação em reunião inicial e reuniões subsequentes; (iii) descrição do perfil e dos principais negócios do estabelecimento; (iv) identificação e encaminhamento à Cielo das principais necessidades e expectativas indicadas, com vistas à manutenção dos Estabelecimentos credenciados ao sistema Cielo entre outras.
O Bradesco fará jus a uma remuneração pelo volume de transações de pagamento realizadas nos estabelecimentos com domicílio bancário no Bradesco e credenciados ao sistema Cielo, independentemente do canal e data de seu credenciamento ao sistema Cielo.
Rede D’Or [RDOR3] e Qualicorp [QUAL3]
A companhia hospitalar celebrou um acordo por meio do qual transferiu a gestão de ações representativas de 19,85% do capital votante e total da Qualicorp de sua titularidade para a Prisma Capital.
A Rede D’Or fará a conferência de ações representativas de 19,85% de participação na Qualicorp para uma nova sociedade detida 100% pela companhia denominada PrismaQuali Gestão Ativa.
O restante da participação de longo prazo da Rede D’Or na Qualicorp equivale a aproximadamente 6% do seu capital social, permanecerá detida diretamente pela companhia hospitalar.
A Prisma assumiu a gestão dos investimentos detidos pela PrismaQuali Gestão Ativa de forma discricionária no dia 1º de janeiro de 2023, por um prazo de seis anos.
Na qualidade de gestora, a Prisma terá poderes discricionários para exercer todos os direitos políticos e econômicos dos ativos da carteira, incluindo aqueles relacionados ao investimento minoritário de referência e de longo prazo da Rede D’Or na Qualicorp.
Além disso, a Qualicorp informou alterações na sua atual administração, incluindo a renúncia de Heráclito de Brito Gomes Júnior, presidente do conselho de administração; de Mauro Teixeira Sampaio e Martha Maria Soares Savedra, membros do conselho.
C&A [CEAB3]
A companhia de moda informou que o C&A Pay recebeu autorização do Banco Central do Brasil para funcionar como Sociedade de Crédito Direto.
GOL [GOLL4]
A companhia aérea brasileira anunciou números prévios de tráfego de dezembro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.
A oferta total da GOL (ASK) aumentou em 21,1%. O total de assentos cresceu em 16,5% e o número de decolagens evoluiu 16,4%. A demanda total (RPK) da companhia aumentou em 15,2% e a taxa de ocupação foi 77,9%.
No mercado doméstico, a oferta (ASK) aumentou em 10,0% e a demanda (RPK) cresceu em 5,6%. A taxa de ocupação doméstica foi 78,7%. O volume de decolagens aumentou 11,5% e o total de assentos cresceu 11,7%.
No mercado internacional, a (ASK) foi de 465 milhões, a demanda (RPK) da GOL foi 332 milhões e a taxa de ocupação 71,4%.
TIM [TIMS3]
A companhia comunicou sua manutenção no grupo de empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, pelo décimo quinto ano consecutivo.
A TIM é a empresa do setor de telecomunicações que se mantém por mais anos consecutivos na carteira do ISE.
A nova carteira, que vigora a partir de janeiro de 2023, é composta por 70 companhias de 37 setores da economia, que somam mais de R$ 2 trilhões em valor de mercado, o que representa cerca de 54% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3.
A TIM se destacou em compromisso com a promoção da diversidade e inclusão, inovação e tecnologia, engajamento com stakeholders, engajamento da liderança com a sustentabilidade e ética e combate à corrupção.