Fitch reitera rating do Brasil em BB-, com perspectiva negativa

Fitch reitera rating do Brasil em BB-, com perspectiva negativa


A Fitch Ratings reafirmou nesta terça-feira (14) o rating soberano BB- para o Brasil, com perspectiva negativa. A nota soberana atribuída ao Brasil mantém o país no grupo de países considerados mais arriscados, o chamado “grau especulativo”.

De acordo com a agência de classificação de risco, a classificação de risco do Brasil é apoiada por sua economia grande e diversificada, alta renda per capita em relação aos pares e capacidade de absorver choques externos sustentada por sua taxa de câmbio flexível, desequilíbrios externos moderados, reservas internacionais robustas e status de credor externo soberano líquido.

Isso, por sua vez, é contraposto pelas altas necessidades de financiamento do Brasil e endividamento do governo, uma estrutura fiscal rígida, potencial de crescimento econômico fraco e um cenário político difícil que impede o progresso nas reformas fiscais e econômicas.

A perspectiva negativa, por sua vez, reflete riscos para a economia e de deterioração para as finanças públicas e para a trajetória da dívida num contexto de restrições nas condições de financiamento e de aumento das dúvidas sobre a credibilidade do teto de gastos, na sequência de alterações do seu cálculo para dar lugar a despesas sociais adicionais.

“As incertezas fiscais, a alta inflação e a volatilidade do real vão pesar sobre a economia em 2022 e aumentar o risco de uma recessão, enquanto os custos de empréstimos soberanos mais altos, juntamente com um déficit primário mais alto, levarão a uma deterioração renovada das finanças públicas em 2022. Riscos de baixa poderiam ser exacerbados por uma corrida eleitoral potencialmente polarizadora em 2022”, avaliam.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?