Greve paralisa novamente Tesouro Direto, veja alternativas

A paralisação dos servidores públicos mais uma vez afetou a venda de títulos do Tesouro Direto, nesta terça-feira (01), impedindo a negociação dos papeis. Todos os agendamentos de compra para este dia foram cancelados, e os investidores são orientados a reagendar para datas após o dia 01.

Antes de apresentar alternativa, é preciso distinguir o Tesouro Direto de todo o resto do mercado de títulos públicos.

O Tesouro Direto é um programa criado em 2002 pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 para democratizar a compra de títulos públicos por pessoas físicas pela internet. Mas ele não é o único acesso aos títulos públicos, tampouco o principal.

Além do portal do Tesouro Direto, o Tesouro Nacional emite seus títulos através de leilões públicos, o chamado mercado primário, onde investidores (instituições financeiras) anunciam suas ofertas de compra e o negócio é fechado.

Uma vez vendidos às instituições, elas irão oferecer aos clientes para livre negociação, trocando de mãos a cada compra e venda. Esse é o mercado secundário em que banco e corretoras oferecem a negociação aos clientes.

Dentro do mercado secundário, as taxas reais acabam sendo bem semelhantes às do Tesouro Direto, além da liquidez de D+0, quando solicitado até 17h. Enquanto no Tesouro Direto o prazo é o mesmo, porém, às 13h. O que na prática, garante ao investidor quatro horas a mais para realizar suas ordens.

Além disso, ao negociar no mercado secundário é possível obter taxa superior em alguns casos e não contar com a taxa de administração do Tesouro Direto.

Opção no mercado secundário

Dentre opções, a NTNb é o título público mais desejado do mercado e usufrui do cenário atual de Taxa Selic alta. A NTNb é o título indexado à inflação, chamado popularmente de IPCA+.

Destaque para:

– Desde 2003, uma carteira de títulos IPCA+ rendeu mais de 1,5 vezes acima do CDI: 1278,61% do IPCA+ contra 763,24% do CDI

– Em quase 100% das janelas que a NTN-B chegou perto de IPCA+6,00% o retorno em janelas de 3 anos foi superior ao CDI

– Não há cobrança de taxa de custódia (0,20% aa – Tesouro Direto) no mercado secundário.

Sair da versão mobile