Ibovespa avança com maior apetite por risco, em meio a otimismo com panorama fiscal; Petrobras [PETR3; PETR4] lidera perdas do dia

business-5475664_960_720

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (28), no penúltimo pregão do ano. Investidores se mostraram otimistas em relação à política fiscal no novo governo, baseado nas falas do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que realizará um corte “robusto” de gastos e na decisão de não renovar a desoneração sobre os combustíveis para 2023. O desempenho foi descolado dos índices de NY, que recuaram com receio de que o fim da “Covid zero” na China possa motivar uma nova onda do vírus, além de provocar aceleração inflacionária.

A curva de juros futuros teve “alívio” com as falas de Haddad, o que motivou maior apetite pelo risco no mercado doméstico. Para Camila Abdelmalack, da Veedha Investimentos, o movimento favorece setores sensíveis a essas oscilações, especialmente os mais penalizados ontem, como varejo e imobiliário.

Para Patricia Urbano, gestora na Edmond de Rothschild, a notícia positiva do dia para o mercado foi a fala do futuro ministro sobre a reoneração dos combustíveis, tranquilizando parte dos investidores em relação às preocupações fiscais, importantes neste momento.

A liquidez foi novamente baixa, por conta do ritmo de final de ano e ausência de divulgações de indicadores relevantes, o que tornou o noticiário político o principal foco do mercado. Além disso, Fernando Siqueira, da Guide Investimentos, ressaltou que “o mercado aqui já caiu muito” e que alguns papéis estão dando um “repique”.

No exterior, o dia foi de volatilidade, de olho no noticiário na China. O relaxamento das restrições vinculadas à Covid-19 no país asiático renovou preocupações com o avanço do vírus, apesar de ter desdobramento positivo para a retomada da demanda. Alguns especialistas também destacam que o reaquecimento pode ocasionar uma piora do quadro inflacionário global, mas, no momento, a possível imposição de controles de circulação de cidadãos que vêm da região é o principal foco.

O dólar voltou a fechar em queda, também favorecido pela melhora da perspectiva fiscal para o novo governo. Além disso, notícias de que o ministro Paulo Guedes pediu aos técnicos do ministério a elaboração de uma PEC que propõe mudança da âncora fiscal, como forma de “se antecipar” à equipe de Lula, também estiveram no radar dos operadores.

📊 Ibovespa 110.236,71 pontos (+1,53%)
💰 Volume R$ 18,7 bilhões
💵 Dólar R$ 5,2551 (-0,60%)

A B3 [B3SA3] foi, assim como no pregão de ontem, uma das maiores contribuições positivas para o índice hoje, fechando em alta de 3,47% apesar da baixa liquidez. O desempenho reflete o maior apetite pelo risco presente no mercado doméstico.

O setor bancário, de grande peso no índice, também foi um dos principais responsáveis pela alta de hoje. Itaú [ITUB4] e Santander [SANB11] avançaram 2,04% e 2,09%, enquanto Bradesco [BBDC4] e Banco do Brasil [BBAS3] registraram altas de 3,06% e 1,79%, respectivamente.

Favorecidos pelo recuo na curva de juros, os papéis de varejo e construção dominaram a ponta positiva hoje. Natura [NTCO3] e Magazine Luiza [MGLU3] tiveram avanços de 7,21% e 6,75%, enquanto Americanas [AMER3] e MRV [MRVE3] registraram ganhos de 6,11% e 5,78%, respectivamente.

O IRB Brasil [IRBR3] teve alta de 6,82%, a menos de uma semana de deixar a carteira teórica do Ibovespa, conforme a última prévia divulgada hoje. A Positivo [POSI3], outra ação que deixará o índice, avançou 4,02%.

Na ponta negativa, apenas seis papéis fecharam em queda, ainda que alguns deles sejam muito relevantes para o desempenho do índice como um todo.

Petrobras PN [PETR4] liderou as perdas do dia com 1,23%, descolada dos principais pares do setor e em meio à expectativa pelo anúncio do novo diretor da companhia pelo governo de transição e à queda da commodity de referência no mercado internacional. As ações ON [PETR3] recuaram 0,56%.

A Vale [VALE3] recuou 0,22%, em movimento de realização dos lucros registrados nos últimos dias, amplamente favorecidos pela melhora das perspectivas relacionadas à reabertura na China. O minério de ferro teve recuo marginal hoje.

A Gerdau [GGBR4] acompanhou o desempenho da Vale e recuou 0,44%, enquanto a Metalúrgica Gerdau [GOAU4] teve a segunda maior queda do dia, com 0,91%.

⬆️ Maiores altas do índice

🟢 BRFS3 +7,93%
🟢 NTCO3 +7,21%
🟢 IRBR3 +6,82%

⬇️ Maiores baixas do índice

🔴 PETR4 -1,23%
🔴 GOAU4 -0,91%
🔴 CRFB3 -0,72%

(Com Bloomberg, Agência Estado e BDM Online)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?