Ibovespa fecha em alta, em meio a cenário doméstico favorável e expectativa por Jackson Hole

business-g925def65b_1920

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (25), apesar da cautela no mercado internacional. Os investidores aguardam os discursos de dirigentes do Fed no Simpósio de Jackson Hole, com início hoje, e que devem dar sinais da postura do banco central americano em relação ao combate à inflação no país. Dados revisados do PIB dos Estados Unidos voltaram a mostrar desaceleração econômica, aumentando a expectativa pelo discurso do presidente da instituição, Jerome Powell.

A perspectiva de deflação e estabilidade dos juros domésticos favoreceu os setores aéreo e de varejo, que registraram alta no pregão de hoje. O volume de negociações foi novamente moderado, indicando a cautela, e a queda das ações da Petrobras (PETR3; PETR4) chegou a aproximar o índice do território negativo, mas a recuperação observada ao longo da tarde reduziu a pressão sobre o índice. Os papéis da companhia foram pressionados pelo recuo do petróleo no mercado internacional, com os ordinários (PETR3) caindo 0,93% e os preferenciais (PETR4) 1,16%. A Vale (VALE3) registrou alta de 1,93%, apesar da queda do minério de ferro em Cingapura.

O dólar fechou perto da estabilidade, em leve alta, em meio à expectativa do mercado por Jackson Hole. A magnitude da alta de juros do banco na próxima reunião do Fed ditará o movimento da moeda no exterior e, consequentemente, influenciará o câmbio doméstico.

📊 Ibovespa 113.531,72 pontos (+0,56%)
💰 Volume R$ 23,7 bilhões
💵 Dólar R$ 5,1121 (+0,02%)

O destaque positivo na sessão ficou com a Alpargatas (ALPA4), que liderou as altas do pregão, com 10,90%. Os papéis da companhia foram beneficiados pela injeção de capital do governo chinês a fim de estimular a economia, visto que a China é uma das principais vias de crescimento do país.

A perspectiva de desaceleração da inflação e dos juros futuros segue beneficiando as ações de companhias aéreas, que acompanharam de perto a varejista. A Azul (AZUL4) subiu 5,85%, enquanto a Gol (GOLL4) avançou 5,49%.

O IRB Brasil (IRBR3) chegou a figurar entre os maiores avanços após anunciar uma oferta pública primária de ações e fechou em alta de 2,49%. O setor bancário também registrou desempenho positivo, no aguardo do discurso de Jerome Powell, do Fed, em Jackson Hole. Além disso, a melhora nas expectativas para a economia de forma geral favorecem o setor.

Do lado negativo, as companhias elétricas lideraram as perdas do índice hoje, com destaque para Energisa (ENGI11), que recuou 2,43%, Cemig (CMIG4), com 1,95% e Eletrobras (ELET6), que caiu 2,13%. O movimento foi causado principalmente por um ajuste de preços, à medida que investidores substituíram suas posições por ativos mais descontados, como tecnologia e varejo.

⬆️ Maiores Altas do Ibovespa

🟢 ALPA4 +10,90%
🟢 AZUL4 +5,85%
🟢 GOLL4 +5,49%

⬇️ Maiores Baixas do Ibovespa

🔴 ENGI11 -2,43%
🔴 ELET6 -2,13%
🔴 CMIG4 -1,95%

(Com Agência Estado e BDM Online)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?