Ibovespa interrompe sequência positiva, acompanhando cautela no exterior

business-g925def65b_1920

O Ibovespa interrompeu a sequência de recuperação que vinha mostrando e fechou em queda nesta sexta-feira (19), em meio ao cenário de cautela em Nova York, à medida que investidores reavaliam suas expectativas em relação à postura do Fed no aperto monetário nas próximas reuniões. Poucas ações operaram no campo positivo no pregão de hoje, à medida que, segundo a Guide Investimentos, o mercado ficou “refém do humor externo”.

Em sessão marcada pela assembleia que elegeu Gileno Barreto como novo presidente do conselho da Petrobras (PETR3; PETR4), o setor petrolífero recuou, apesar da valorização do petróleo no mercado internacional. Os papéis ON (PETR3) da companhia tiveram forte queda de 4,07%, assim como os PN (PETR4), com 5,06%. A Vale (VALE3) também teve desempenho negativo hoje, na esteira das perdas do minério de ferro, recuando 1,12%.

O dólar fechou perto da estabilidade, com leve queda, apesar do fortalecimento da moeda no mercado internacional. Novamente, o fluxo positivo de capital estrangeiro na bolsa brasileira limitou as perdas do real ante a moeda norte-americana.

📊 Ibovespa 111.496,21 pontos (-2,04%)
💰 Volume R$ 28,2 bilhões
💵 Dólar R$ 5,1680 (-0,08%)

Entre os poucos destaques positivos, a Minerva (BEEF3) liderou os ganhos, com alta de 2,55%, acompanhada de IRB Brasil (IRBR3) e Hypera (HYPE3), que avançaram 1,85% e 1,70%, respectivamente

Do lado negativo, o desempenho ruim das techs em Nova York pressionou os papéis do setor na bolsa brasileira, com a Locaweb (LWSA3) registrando a maior queda do índice, de 7,72%. Além disso, temores em relação à probabilidade da manutenção de altas de juros mais agressivas por parte do Fed impactam negativamente setores de construção e varejo, à medida que a curva de juros doméstica também é impulsionada. Magazine Luiza (MGLU3) caiu 6,20%, enquanto Americanas (AMER3) recuou 4,40%. MRV (MRVE3) chegou a liderar as perdas e fechou com queda de 7,28%.

O setor aéreo também foi penalizado pelo cenário macroeconômico de incerteza, com Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) aparecendo entre as maiores quedas do índice, com 7,63% e 7,30%, respectivamente.

⬆️ Maiores Altas do Ibovespa

🟢 BEEF3 +2,55%
🟢 IRBR3 +1,85%
🟢 HYPE3 +1,70%

⬇️ Maiores Baixas do Ibovespa

🔴 LWSA -7,72%
🔴 AZUL4 -7,63%
🔴 GOLL4 -7,30%

(Com Agência Estado e BDM Online)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?