Ibovespa se descola novamente e fecha em alta, às vésperas de payroll nos EUA

blur-g8d6c6cc58_1920

O Ibovespa fechou novamente em alta nesta quinta-feira (06), descolado dos principais índices acionários de Nova York e da Europa. O mercado ainda repercute o resultado do primeiro turno das eleições, com um pleito mais acirrado do que o indicado pelas pesquisas, enquanto o cenário internacional é de cautela antes da divulgação do payroll nos Estados Unidos, que ocorre amanhã.

De acordo com Dennis Esteves, especialista em renda variável da Blue3, o indicador do mercado de trabalho pode “solucionar” a dúvida dos investidores em relação à postura a ser adotada pelo Fed. Nos últimos dias, diversos indicadores geraram certa “confusão” no mercado em relação a uma possível suavização ou não da abordagem do banco central americano.

No cenário doméstico, a desaceleração da inflação indicada pelos números do IGP-DI, divulgado hoje, dá fôlego a setores relacionados ao consumo.

O dólar fechou em alta, na esteira da valorização da moeda americana no exterior. Investidores aguardam a divulgação do payroll de amanhã, montando posições defensivas, enquanto as declarações de dirigentes do Fed agravam a cautela em relação a novas altas de juros no futuro. Além disso, o mercado segue monitorando o cenário eleitoral no Brasil, com a primeira rodada de pesquisas eleitorais referentes ao segundo turno já iniciada.

📊 Ibovespa 117.560,83 pontos (+0,31%)
💰 Volume R$ 33,4 bilhões
💵 Dólar R$ 5,2099 (+0,50%)

O setor de educação foi o principal destaque de hoje, em meio à afirmação do ex-presidente Lula de que, se eleito, irá retomar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3) subiram 4,98% e 6,85%, respectivamente.

A Eletrobras (ELET3) subiu 3,38%, em recuperação após a performance ruim nas semanas que antecederam o primeiro turno das eleições.

A maioria das petroleiras também teve desempenho positivo hoje, novamente na esteira dos ganhos da commodity de referência no mercado internacional e apesar do movimento de realização de lucros registrado no início da manhã. Petrobras ON (PETR3) e PN (PETR4) subiram 3,15% e 3,41%, respectivamente, enquanto PetroRio (PRIO3) fechou em alta de 0,99%. A 3R Petroleum (RRRP3), que registrou fortes altas nos últimos pregões, teve queda de 0,35%.

O setor de companhias aéreas avançou, impulsionado pela reação positiva do mercado aos números prévios de tráfego da Gol (GOLL4) em setembro de 2022. As ações da companhia fecharam em alta de 0,57%, enquanto as da Azul (AZUL4) subiram 1,88%. De acordo com a Guide Investimentos, os números mostraram forte melhora na comparação anual, impulsionados por uma retomada dos voos internacionais e auxiliados pela expansão dos domésticos.

Alguns papéis do setor de consumo foram beneficiados por mais uma queda da inflação, registrada no IGP-DI, que recuou 1,22% em setembro. Via (VIIA3) foi a maior alta do Ibovespa hoje, com 8,03%, enquanto Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3) subiram, respectivamente, 4,88% e 4,38%.

A Vale (VALE3) fechou em queda de 1,83%, em movimento de realização de lucros em meio a pouco movimento no mercado chinês. Por outro lado, outras companhias do setor avançaram, como CSN Mineração (CMIN3) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4), avançaram 0,54% e 0,18%, respectivamente.

O setor bancário liderou as perdas, com Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) recuando 2,06% e 1,84%, respectivamente.

⬆️ Maiores altas do índice

🟢 VIIA3 +8,03%
🟢 COGN3 +6,85%
🟢 CASH3 +6,67%

⬇️ Maiores baixas do índice

🔴 BBDC4 -2,06%
🔴 CPFE3 -1,84%
🔴 VALE3 -1,83%

(Com Agência Estado, Bloomberg e BDM Online)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?