O Ibovespa acompanha o ritmo dos mercados internacionais e negocia no terreno positivo. Após a longa sequência de quedas, o índice testa a região de suporte compreendida em torno dos 100 mil pontos. O otimismo é motivado pelas altas no minério de ferro e petróleo. Vale e Petrobras operam com ganhos e sustentam a alta do índice.
Ibovespa 100.054,22 pontos (+0,20%)
Dólar R$ 5,1326 (-1,04%)
O dólar opera em queda com o aumento do apetito pelo risco. A moeda americana se desvaloriza com a alta nas commodities, e consequente apreciação das divisas emergentes.
⬆️ Maiores Altas do Ibovespa
🟢 WEGE3 +4,61%
🟢 PETZ3 +3,90%
🟢 EMBR3 +3,89%
⬇️ Maiores Baixas do Ibovespa
🔴 YDUQ3 -4,03%
🔴 COGN3 -3,90%
🔴 MGLU3 -1,94%
Commodities
Após uma semana de quedas, o preço do petróleo voltou a subir hoje. A commodity observou uma correção nos últimos dias, acompanhando os temores do mercado de que uma recessão se aproxima. A necessidade de aperto monetário nos países desenvolvidos tende a frear a demanda por energia, reduzindo a pressão nas commodities em geral. No caso específico do petróleo, a combinação de sanções contra a Rússia pela União Europeia, com a política de produção da Opep+, mantém o risco de baixa nos estoques, e sustentando a cotação do barril em níveis elevados.
O minério de ferro fechou em alta, acompanhando a recuperação dos mercados. Após uma semana ruim em meio a preocupações com uma possível recessão, o apetite pelo risco voltou. Mesmo após o relaxamento das medidas de restrição na China, a demanda pela indústria de aço seguiu lenta, segurando a recuperação da commodity. Agora os investidores buscam ajustar o novo ritmo do mercado em meio ao aperto fiscal no mundo desenvolvido.
Com informações do Infomoney