Ibovespa tem alta sustentada por commodities, com cenário político e PPI dos EUA no radar em dia de baixa liquidez

business-5475664_960_720

O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (09), na contramão dos principais índices de Nova York. O mercado reagiu à confirmação dos nomes de parte da equipe ministerial do novo governo, especialmente o de Fernando Haddad para a Fazenda, enquanto os papéis vinculados ao minério de ferro sustentaram os ganhos domésticos. Nos Estados Unidos, a divulgação de dados de inflação acima do esperado renovou temores de uma manutenção da postura mais agressiva (hawkish) pelo Fed, sob riscos de recessão.

Especialistas do mercado destacaram que, apesar da indicação de Haddad ser considerada mais política, o futuro ministro deve ser auxiliado por nomes considerados técnicos. Para Piter Carvalho, da Valor Investimentos, o nome do ex-prefeito de São Paulo era “mais do que certo”, e o importante agora será observar a composição de sua equipe econômica.

Apesar da incerteza relacionada ao lado político, o otimismo em relação ao relaxamento das restrições na China impulsionou setores vinculados ao minério de ferro, que fechou em alta no mercado internacional. A Vale [VALE3], que possui grande peso de negociação no índice, esteve entre os maiores avanços do dia.

O pregão foi marcado por baixa liquidez, especialmente após o início do jogo que marcou a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, em derrota nos pênaltis para a Croácia.

O dólar fechou em alta, refletindo a incerteza dos investidores principalmente relacionada ao panorama fiscal, com a nomeação de Haddad para a Fazenda.

As negociações da PEC da Transição na Câmara dos Deputados deve se manter no radar dos operadores nos próximos dias.

📊 Ibovespa 107.519,56 pontos (+0,25%)
💰 Volume R$ 20,2 bilhões
💵 Dólar R$ 5,2456 (+0,57%)

As mineradoras e siderúrgicas dominaram a ponta positiva do índice na sessão de hoje, acompanhando a valorização da commodity de referência no mercado internacional. A CSN Mineração [CMIN3] teve alta de 10,00%, a maior do dia, enquanto CSN [CSNA3] e Usiminas [USIM5] avançaram 5,18% e 3,30%, respectivamente.

A Vale [VALE3], além da alta do minério, também foi favorecida pela elevação da recomendação para as ADRs da companhia pelo Morgan Stanley, de equalweight para overweight, e fechou em alta de 3,33%. A Bradespar [BRAP4], acionista da companhia, avançou 3,90%.

Os papéis do IRB Brasil [IRBR3] tiveram alta volatilidade, chegando a avançar mais de 12% pela manhã, mas fecharam com ganhos mais “contidos”, de 2,86%. O mercado repercute as declarações do CEO da companhia, que afirmou que não será realizado um novo aumento de capital, apesar dos resultados negativos. Em entrevista à Reuters, o executivo disse que a aposta será numa melhora de gestão e dos números operacionais para voltar ao azul no ano que vem.

A Klabin [KLBN11] e a Suzano [SUZB3] tiveram altas de 3,58% e 3,56%, impulsionadas pela alta do dólar ante o real, tendo em vista suas características de exportadoras. Parte do “otimismo” recente com as flexibilizações da política de “Covid zero” na China também influencia no movimento.

Na ponta negativa, a São Martinho [SMTO3] figurou entre as maiores perdas, com 4,68%, pressionada pela desvalorização recente do petróleo. A queda da commodity significa que o combustível fóssil deve ficar mais barato para o consumidor final, o que é negativo para o etanol.

O setor bancário, de forte peso no índice, também teve desempenho negativo. Itaú [ITUB4] e Bradesco [BBDC4] recuaram 1,26% e 1,72%, respectivamente, enquanto o Banco do Brasil teve recuo mais modesto, de 0,14%.

⬆️ Maiores altas do índice

🟢 CMIN3 +10,00%
🟢 CSNA3 +5,18%
🟢 BRAP4 +3,90%

⬇️ Maiores baixas do índice

🔴 YDUQ3 -5,83%
🔴 HAPV3 -5,02%
🔴 RDOR3 -4,83%

(Com Agência Estado e BDM Online)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?