Imposto de Renda: consulta ao 2° lote de restituição será liberada nesta quinta-feira; veja o que fazer

Imposto de Renda: consulta ao 2° lote de restituição será liberada nesta quinta-feira; veja o que fazer


A Receita Federal abre, nesta quinta-feira (23), consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Pouco mais de 4,2 milhões de contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. O pagamento será realizado no dia 30 de junho.

A consulta será liberada, às 10h (horário de Brasília), no site da Receita ou pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Do valor total restituído, pouco mais de R$ 2,6 bilhões serão fornecidos aos contribuintes com prioridades. Neste grupo estão as pessoas com idade acima de 80 anos; outros na faixa etária entre 60 e 79 anos; pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave; e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Já os não prioritários — grupo de 2,7 milhões de contribuintes que entregaram a declaração até o dia 19 de março — também farão parte do segundo lote de restituição.

Como fazer a consulta

Para saber se a sua restituição está disponível, basta acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no tópico “Consultar a Restituição“.

“Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas”, diz a Receita.

Além disso, o contribuinte também encontra informações sobre o assunto no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de IR, via agência e conta ou via chave Pix.

A Receita explica que se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples pelo Portal BB ou acionar a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Calendário de restituição

Confira o calendário de pagamentos:

Lotes Datas 
1º lote31 de maio de 2022
2º lote30 de junho de 2022
3º lote29 de julho de 2022
4º lote31 de agosto de 2022
5º lote30 de setembro de 2022

Como funciona o rendimento da restituição

As restituições dos contribuintes são corrigidas mensalmente pela taxa básica de juros, a Selic, que atingiu 13,25% ao ano — a taxa está em seu maior nível desde o início de 2017; o Banco Central já sinalizou que, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), em agosto, deve ocorrer uma nova alta.

“O valor a restituir é atualizado pela taxa Selic. Ela é acumulada a partir do mês seguinte após o prazo final da entrega da declaração, a partir de junho, até o mês anterior ao pagamento, mais 1% [da Selic] no mês do depósito”, explica Fabiana Madeira, analista tributária da MAG Seguros.

Quem recebe a restituição em junho, no segundo lote, vai ter o valor atualizado pela Selic até maio mais 1% da Selic.

Desta forma, quem receber a restituição nos últimos lotes também terá o valor corrigido, provavelmente, por uma taxa maior porque o dinheiro vai render por mais tempo, em um momento em que a Selic apresenta tendência de alta.

“O dinheiro corresponde a uma dedução na arrecadação do IRPF, que é o mesmo que dizer que o valor vem do Tesouro Nacional. Mensalmente, a Receita recebe os recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários”, explica o Fisco, em nota.

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Receba o TradeNews no seu e-mail

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?