Lições financeiras dos produtores do dinheiro fictício de Hollywood
Juan Amaya dirige a Prop Movie Money, uma empresa de Miami que fabrica cédulas falsas para produções de cinema e TV. Os produtos de sua empresa foram protagonistas da franquia “Velozes & Furiosos” e de programas como “Billions”.
Os fabricantes de dinheiro fictício alteram detalhes visuais, como o retrato de Benjamin Franklin, para evitar que sejam vistos como moeda falsa. Ainda assim, o resultado é bastante convincente.
“Há ocasiões em que, se eu estiver com dinheiro no bolso e tirá-lo, dou uma segunda olhada só para ter certeza de que não está escrito ‘Somente para uso em filmes'”, destacou Amaya.
A linha de trabalho de Amaya lhe dá um ponto de vista incomum sobre o dinheiro – tanto como objeto quanto como símbolo de sucesso. Ele e seus colegas do ramo dizem que os anos de manuseio de dinheiro falso mudaram sua abordagem em relação ao dinheiro verdadeiro.
Um milhão de dólares não parece muito
Duas caixas de sapato – esse é o tamanho aproximado de um milhão de dólares em notas de US$ 100 quando empilhados, disse Amaya.
Ele aprendeu pela primeira vez como sete dígitos podem parecer insignificantes quando ele e seus colegas de trabalho começaram a empresa. Eles colocaram US$ 1 milhão em dinheiro, em notas falsas, em uma mesa no escritório como inspiração para seu novo empreendimento.
“Fiquei um pouco decepcionado”, contou Amaya. “Lembro de pensar que um milhão de dólares seria do chão ao teto, apenas cobrindo uma sala com dinheiro. E esse não foi o caso.”
Ele acrescentou que o fato de estar sempre rodeado de dinheiro falso fez com que o dinheiro se tornasse um tema de conversa menos tabu entre ele e seus colegas de trabalho.
A maioria dos dólares reais não é física, e nunca tocamos em grande parte do que gastamos. O dinheiro não ocupa o espaço de antes, seu tamanho e forma são menos notáveis.
Aquele momento no escritório ficou gravado na memória de Amaya anos depois como um símbolo de como a busca pela riqueza pode fazer com que as pessoas se sintam decepcionadas. Sua lição: Não fique obcecado em se tornar um milionário, porque não será tão incrível quanto você imagina.
Todo dinheiro é de mentira
Trabalhar com dinheiro fictício pode chamar sua atenção para o fato de que o próprio dinheiro é inventado, disse Amr Abdelhakeem, proprietário da BuzzProps em Houston. Manuseie um número suficiente de notas falsas,argumentou ele, e até mesmo o dinheiro real começará a se parecer com papel sem sentido.
Os fabricantes de dinheiro fictício dizem que, além das produções de vídeo, seus clientes incluem bancos que usam dinheiro falso para fins de treinamento e parentes de pessoas com demência que estavam distribuindo livremente notas de suas carteiras. Algumas pessoas também compram dinheiro falso e o colocam em suas mesas como algo pelo qual se esforçar.
Muitos dos clientes de Abdelhakeem são adolescentes que publicam fotos e vídeos de si mesmos segurando dinheiro falso nas mídias sociais. (O site de uma empresa diz que seus produtos são perfeitos para “exibir e fazer chover” dinheiro na câmera). Ele passou a acreditar que tentar apenas obter mais dinheiro é inútil se você não tiver um plano para o tornar mais feliz.
“Devemos usar o dinheiro como uma ferramenta em nossa vida, e não ter como objetivo principal apenas ganhar mais e mais”, afirmou Abdelhakeem. Pessoalmente, alguns usos do dinheiro que o deixam mais feliz são viajar, dar presentes à esposa e fazer doações para instituições de caridade.

Esteja ciente do efeito que o dinheiro tem sobre as pessoas
Há um espaço no escritório de Atlanta da RJR Props que os funcionários chamam de sala do dinheiro.
Ao longo de uma parede, cerca de seis metros de prateleiras contêm um bufê de dinheiro de adereços, em pilhas, pacotes, cubos, rolos e outros arranjos.
Quando pessoas de fora entram na sala de dinheiro, geralmente caem na gargalhada, disse Rich “RJ” Rappaport, presidente da empresa. “Isso gera uma reação emocional muito profunda em todos”, falou ele. “Bem, exceto eu. Estou arruinado.”
“Você já esteve perto de centenas de milhões de dólares em dinheiro fictício”, explicou ele, “então tudo simplesmente perde completamente o senso de admiração”.
Rappaport diz que ter mais consciência do efeito do dinheiro pode colocar as pessoas em uma mentalidade melhor para pensar sobre o lugar que ele ocupa na vida delas.
Ele se sente rico porque tem uma esposa, filhos, uma casa, um carro e comida. “Para mim, isso é tudo”, compartilhou ele. Enquanto isso, para ele, parece que muitas outras pessoas estão, de certa forma, presas na sala do dinheiro na vida real, maravilhadas com as pilhas.
Visualize seu orçamento
Embora Amaya, da Prop Movie Money, raramente use dinheiro para pagar as coisas – ele prefere receber recompensas de cartões de crédito – ele disse que ter uma representação física do seu dinheiro é uma ferramenta poderosa de orçamento.
(Com The Wall Street Journal; Título original: Printing Millions in Fake Cash Made Them Better Money Managers)