Incertezas sobre Jackson Hole derrubam mercados; Rússia não vê diplomacia para fim da guerra

aditya-vyas-mHdATQY9fIU-unsplash (1)


As bolsas da Europa operam em baixa nesta segunda-feira (22), refletindo o tom cauteloso de Wall Street em meio a dúvidas persistentes sobre a trajetória dos juros nos EUA e na Zona do Euro, e apesar de a China ter reduzido suas principais taxas de juros. Os futuros de Nova York registram queda, sugerindo que o índice estenderá as perdas da semana passada, também derrubado pelas incertezas quanto aos juros americanos antes do simpósio anual do Federal Reserve (Fed) em Jackson Hole na quinta-feira (25). Relativamente esvaziada, a agenda do dia traz apenas o índice de atividade nacional do Fed de Chicago. 

Com o aumento das tensões geopolíticas, Moscou não vê possibilidade de uma solução diplomática para acabar com a guerra na Ucrânia e espera um longo conflito, alertou um diplomata russo. A invasão do presidente Vladimir Putin atinge a marca de seis meses nesta semana. 

Ontem (21), autoridades russas abriram uma investigação sobre o atentado nos arredores de Moscou, neste fim de semana, que matou Daria Dugina, filha de um proeminente ideólogo russo que há muito pede que a Rússia tome a Ucrânia. Não houve reivindicação de responsabilidade, e uma autoridade ucraniana negou que Kiev tenha desempenhado qualquer papel.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky alertou sobre uma possível escalada dos ataques da Rússia à Ucrânia depois da morte da menina. O comitê de investigação da Rússia apura o incidente, que descreveu como um “ataque ordenado pré-planejado”.

Gennady Gatilov, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, disse ao Financial Times que a ONU deveria desempenhar um papel maior nas tentativas de acabar com o conflito e acusou os EUA e outros países da Otan de pressionarem a Ucrânia a desistir das negociações. 

Não haverá conversas diretas entre Putin e o presidente ucraniano, afirmou ele. “Agora, não vejo nenhuma possibilidade de contatos diplomáticos”, disse. “E, quanto mais o conflito continuar, mais difícil será ter uma solução diplomática”, avalia.

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda, com aumento da cautela relativa ao aperto monetário dos EUA em meio à expectativa pelo Jackson Hole. Em contrapartida, o índice de Xangai foi o único a registrar ganhos, após Pequim cortar taxas de referência locais.

Entre os destaques do fim de semana, o ministério da agricultura da China afirmou que tentará proteger sua colheita de grãos da seca recorde que assola o país usando produtos químicos para “criar chuva”. O país enfrenta o verão mais quente e seco desde que o governo começou a registrar chuvas e temperaturas, há 61 anos. O clima murchou as colheitas e deixou os reservatórios com metade do nível normal de água.

Já no Reino Unido, quase 2 mil trabalhadores de um dos maiores portos comerciais lançaram neste domingo (21) uma greve de oito dias por conta da inflação recorde no país. A paralisação ocorreu no porto de Felixstowe, na costa leste da Inglaterra, que movimenta cerca de 4 milhões contêineres por ano – quase a metade do total do país -, de 2 mil navios. Com isso, embarcações podem ser desviadas para outros portos do Reino Unido ou de outras nações da Europa.

Por aqui, os candidatos à presidência da república se preparam para o ciclo de sabatinas promovido pelo Jornal Nacional. Jair Bolsonaro (PL) estreia hoje as entrevistas. Outros candidatos devem comparecer ao programa nos dias subsequentes.

No radar segue ainda o cenário fiscal após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que a União compense as perdas com ICMS dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Acre já a partir deste mês.

A agenda doméstica traz as reuniões trimestrais do Banco Central com economistas, hoje e amanhã. Hoje também tem relatório Focus, às 8h25. Na quarta-feira (24) o IPCA-15 de agosto é divulgado. Na quinta-feira (25), serão publicados os números de geração de emprego formal de julho. Na sexta-feira (26), saem a nota do setor externo de julho e a definição da Aneel da bandeira tarifária de energia elétrica de setembro.

*Desempenho dos principais índices às 8h:*

🇺🇸 S&P Futures -1,09%

🇩🇪 DAX -1,68%

🇺🇸 Nasdaq -1,40%

🇬🇧 FTSE -0,27%

🇫🇷 CAC -1,22%

🛢 Petróleo Brent +0,32%

🛢 Petróleo WTI +0,40%

💵 Índice Dólar +0,17%

🇺🇸 S&P VIX +11,89%

🇧🇷 EWZ -0,36%

💰 Bitcoin -0,50%

💲 Ethereum -2,93%

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?