As bolsas da Europa operam mistas, enquanto os futuros de Nova York caem nesta terça-feira (12). As praças europeias aguardam a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE), ao mesmo tempo que o mercado americano espera novos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que poderão ser determinantes para a decisão de juros do Federal Reserve (Fed).
Na Alemanha, o índice ZEW de expectativas econômicas teve uma inesperada alta em setembro, a -11,4 pontos, levando o euro a reduzir perdas frente ao dólar.
Já a libra se enfraqueceu após dados do mercado de trabalho britânico mostrarem aumento do desemprego, apesar dos salários continuarem avançando em ritmo recorde. O Banco da Inglaterra (BoE) também define juros na próxima semana.
Na Ásia, as bolsas fecharam mistas, com a China caminhando rumo à estabilização, enquanto Tóquio se recupera do efeito negativo da fala de Kazuo Ueda, presidente do Banco do Japão, sobre o fim dos juros negativos.
Por aqui, o IPCA de agosto será divulgado às 9h, indo na direção de ajuste no ciclo de queda da Selic, embora não deva alterar a estimativa de corte de 0,50 ponto percentual da Selic, para 12,75% ao ano.
Em entrevista ontem, a estrategista de inflação Andréa Angelo previu para este ano uma deflação para a Alimentação de 2%, dando contribuição de 0,30 ponto percentual para o IPCA, excluindo da equação uma alta dos preços dos combustíveis.Na política, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, viajará a Nova York na próxima semana para participar do lançamento simbólico dos títulos soberanos sustentáveis.
A expectativa é de que o evento aconteça na segunda-feira (18), na Bolsa de Valores de Nova York, com a presença também da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do enviado especial do governo norte-americano para Mudança do Clima, John Kerry. A data, contudo, ainda deve ser confirmada.
O lançamento do Arcabouço Brasileiro Para Títulos Públicos Soberanos Sustentáveis ocorreu na semana passada. O documento vai nortear a emissão desses papéis, que têm recursos lastreados em despesas orçamentárias que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável do país.
Na ocasião, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, reafirmou que a oportunidade para a primeira emissão dos títulos deve ocorrer no intervalo de setembro a novembro, data ainda a ser definida pelo governo, o que depende das condições de mercado.
O arcabouço para os novos títulos foi elaborado pelo Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas, um grupo interministerial do governo. A formatação da estrutura contou também com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (Bird).
Desempenho dos principais índices às 9h00:
🇺🇸 S&P Futures -0,31%
🇬🇧 FTSE +0,11%%
🇩🇪 DAX -0,68%
🇺🇸 Nasdaq -0,36%
🇫🇷 CAC -0,37%
🛢 Petróleo Brent +0,71%
🛢 Petróleo WTI +0,95%
💵 Índice Dólar +0,28%
🇺🇸 S&P VIX +1,31%
💰 Bitcoin -0,21%
💲 Ethereum -0,30%
(Com Broadcast)