Indústria brasileira confirma início de ano forte

BRASA-q3b98i9m1iyt7weg0uq0d1pfrwi1jd0kw1qf8kdtq8 (1)

O nível de atividade da indústria brasileira expandiu pelo segundo mês seguido em fevereiro e atingiu o maior patamar desde junho de 2022. Tanto os novos pedidos quanto a produção industrial aceleraram em fevereiro, impulsionados por uma melhora considerável nas condições de demanda interna.

Como consequência, as fábricas contrataram funcionários no ritmo mais acelerado em 19 meses. Por outro lado, as vendas internacionais caíram novamente e em velocidade mais rápida.

No mais, as taxas de inflação permaneceram moderadas e bem abaixo dos níveis registrados em 2022, apesar de aumentos a taxas mais rápidas nos custos de insumos e de produção.

Enquanto algumas companhias relataram aumentos de preços de produtos químicos, componentes eletrônicos, alimentos e fretes, outras relataram reduções em commodities agrícolas, combustíveis, gás natural e aço. Algumas empresas optaram por repassar parte dos seus custos aos clientes, resultando em um aumento geral nos preços dos bens finais.

Finalmente, os produtores brasileiros estão amplamente otimistas para os próximos 12 meses, com a taxa de inflação contida e queda de juros alavancando o sentimento positivo em conjunto com lançamento de novos produtos e expectativa de condições de demanda favoráveis.

A indústria brasileira confirma o bom início de ano e traz relatos positivos com melhora nas condições de demanda interna, mais criação de empregos, taxa de inflação abaixo da média histórica e aumento do otimismo.

Os resultados fortes em janeiro e fevereiro são sinais positivos e inesperados, visto que o setor industrial vinha apresentando dificuldades em meio ao ritmo ainda lento de consumo, especialmente de bens, e juros altos.

Por fim, seguimos com um cenário favorável para a retomada da indústria e esperamos mais crescimento do setor ao longo do ano.

[Fonte: Benndorf Research]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?