As bolsas da Europa operam mistas nesta terça-feira (19), na expectativa para a reunião do BCE. Os futuros de Nova York registram alta moderada, enquanto investidores aguardam mais balanços trimestrais de grandes empresas dos EUA e dados do setor de construção americano. Na Zona do Euro, a taxa anual do CPI atingiu recorde de 8,6% em junho.
Investidores aguardam a decisão do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira (21), que provavelmente anunciará seu primeiro aumento de juros em 11 anos na reunião de política monetária.
O mercado também segue atento à temporada de balanços corporativos nos EUA. No segundo trimestre, grandes bancos americanos lucraram 34% menos ante igual período do ano passado.
Os papéis da Johnson & Johnson subiram 0,6% no pré-mercado após a divulgação do relatório. Os resultados trimestrais da Netflix também serão divulgados hoje, após o fechamento dos mercados. Além disso, a agenda internacional conta com o discurso do presidente da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, às 12h.
“Se o setor corporativo começar a cortar gastos com investimentos, isso para mim é o prego no caixão”, disse Luca Paolini, estrategista-chefe da Pictet Asset Management.
Na Zona do Euro, o índice de preços ao consumidor (CPI) de junho confirmou a leitura preliminar e veio em consonância com o que esperavam os analistas consultados pelo Wall Street Journal. O CPI recorde segue influenciado pelos efeitos da Guerra da Ucrânia e pressiona o BCE a cumprir com a expectativa do mercado.
As bolsas da Ásia fecharam sem direção única, digerindo as perdas em Nova York na véspera. Os mercados globais registram cautela, em meio à expectativa pela sequência de decisões de bancos centrais nesta semana e na próxima — sendo a do Fed a principal.
Por aqui, a Vale publica seu relatório de produção após o fechamento dos mercados. Amanhã, a WEG divulga o balanço trimestral.
O IPC-S da segunda quadrissemana de julho de 2022 variou 0,24% e acumula alta de 9,57% nos últimos 12 meses. Todas as sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.
Em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) credenciou oito entidades brasileiras para a fiscalizar as eleições. Em portaria assinada ontem, o presidente da corte, ministro Edson Fachin, autorizou que instituições de ensino superior e a Transparência Eleitoral atuassem nas eleições de outubro, além de entidades da sociedade civil compostas por servidores do Judiciário e do Ministério Público.
O documento será divulgado hoje. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com embaixadores para denunciar alegadas fraudes no sistema eleitoral brasileiro
Desempenho dos principais índices às 8h10:
🇺🇸 S&P Futures +0,78
🇩🇪 DAX -0,03%
🇺🇸 Nasdaq +0,82%
🇬🇧 FTSE +0,38%
🇫🇷 CAC -0,10%
🛢 Petróleo Brent -1,75%
🛢 Petróleo WTI -1,99%
💵 Índice Dólar
🇺🇸 S&P VIX -2,33%
🇧🇷 EWZ +2,97%
💰 Bitcoin -0,64%
💲 Ethereum +4,06%