Investidores aguardam ata do Fed e BCE; presidente do BID espera “harmonia” com governo Lula

WhatsApp Image 2022-11-21 at 07.51.30


As bolsas da Europa operam majoritariamente em queda nesta segunda-feira (21), enquanto os futuros de Nova York também registram sinal negativo. O movimento se dá às vésperas da divulgação da ata da reunião de política monetária mais recente do Federal Reserve (Fed).

Na Europa, investidores ainda aguardam novas sinalizações sobre a política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que também divulga ata da sua reunião mais recente.

Na semana passada, dirigentes das duas entidades – incluindo a presidente do BCE, Christine Lagarde – deram sinais de que o aperto monetário em curso pode se estender por mais tempo. 

O Banco Central Europeu (BCE) vai subir os juros em dezembro e, depois disso, ainda não terá atingido um ponto em que será adequado pausar o aperto monetária na zona do euro, de acordo com o economista-chefe da entidade, Philip Lane. Em entrevista à MNI, publicada hoje no site do BCE, ele não detalhou sua preferência quanto ao ritmo do aumento em dezembro, mas afirmou a decisão levará o juro mais perto do patamar “necessário”.

Apesar das sinalizações hawkish, ele sugeriu que os aumentos a partir de agora serão menos intensos do que os 0,75 p.p. adotados nas duas últimas reuniões do BCE. “Cada reunião é diferente. Mas uma plataforma para considerar uma alta muito grande, como 75 pontos-base, não existe mais. Quando estávamos em [juro] zero, isso não correspondia ao ideal de ninguém sobre o nível de taxa de juros necessário. Ir para 1,5% ainda está abaixo de onde precisamos. Mas quanto mais você já fez de forma cumulativa, isso muda os prós e os contras de qualquer incremento”, ponderou o dirigente.

Além das atas do Fed e do BCE, que serão divulgadas na quarta e quinta-feira, respectivamente, a agenda internacional da semana conta com aparições públicas de dirigentes, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, e a presidente do Fed de Kansas City, Esther George, participam de painel em evento do Banco do Chile amanhã.

Ainda nas praças europeias, o índice de preços ao produtor (PPI) da Alemanha subiu 34,5% em outubro ante igual mês do ano passado, desacelerando após dar saltos anuais recordes de 45,8% tanto em setembro quanto em agosto.

Em relação a setembro, o PPI caiu 4,2% em outubro, registrando a primeira queda mensal desde maio de 2020.

Entre os destaques corporativos, o conselho de administração da Walt Disney substituiu, na noite de domingo, o CEO Bob Chapek por Robert Iger, ex-presidente e CEO da empresa que deixou a companhia no final do ano passado.

“O conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial”, disse Susan Arnold, presidente do conselho da Disney, em comunicado.

A mudança surpresa ocorre em um momento tumultuado para a Disney. Neste mês, a empresa reportou resultados financeiros mais recentes piores que o esperado, acabando com o ímpeto construído ao longo de um ano forte que registrou receitas e lucros recordes em várias divisões, especialmente aquela que inclui parques temáticos. O negócio de parques temáticos da Disney se recuperou fortemente desde que a pandemia de coronavírus fechou seus locais em todo o mundo, mas a divisão continua a subsidiar perdas crescentes no negócio de streaming de vídeo.

Na Ásia, as bolsas fecharam em queda, com exceção de Tóquio, à medida que ponderam impactos da atual onda de casos de Covid-19 na China, que apresentou piora nos últimos dias e fez com que autoridades locais ordenassem novos lockdowns. Os recuos também ocorrem após sinalizações hawkish de dirigentes dos principais bancos centrais do mundo.

Por aqui, o primeiro brasileiro eleito para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desde a sua fundação, em 1959, o economista Ilan Goldfajn, espera uma relação de “harmonia” com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma vez que as agendas “são muito parecidas”.

Dentre as pautas prioritárias da sua gestão, diz, estão o apoio aos mais vulneráveis, em um cenário de inflação elevada e de subida de juros no mundo, ações para apoiar os países na transição para energia limpa, considerando as mudanças climáticas, a Amazônia e apoio à infraestrutura física e digital.

Em fim de mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda quer emplacar novos nomes em agências reguladoras. Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira (18), Bolsonaro formalizou o envio ao Senado Federal de cinco indicações para o cargo de ouvidor nesses órgãos. Os indicados só poderão assumir os postos se forem aprovados pelo Senado e, posteriormente, nomeados pelo presidente da República.

Foram indicados, Luciana Lauria Lopes, para exercer o cargo de Ouvidora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), André Elias Marques, para Ouvidor da Agência Nacional de Mineração (ANM), André Ruelli, para Ouvidor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edgar Ribeiro Dias, para Ouvidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e João Paulo Dias de Araújo, para Ouvidor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A agenda nacional conta com o monitor do PIB de setembro nesta segunda-feira às 8h, assim como o IGP-M de novembro no mesmo horário. Amanhã, a CNI divulga a sondagem da indústria da construção de outubro. Na quarta-feira (23), sai o IPC-S da 3° quadrissemana de novembro. Além disso, na quinta-feira (24), a FGV publica a sondagem do consumidor de novembro, e o IBGE anuncia o IPCA-15 do mesmo mês. No último dia útil da semana, é anunciado o IPC-Fipe, o INCC-M e a sondagem da construção, todos de novembro.

Desempenho dos principais índices às 7h50:

🇺🇸 S&P Futures -0,47%

🇩🇪 DAX -0,59%

🇺🇸 Nasdaq -0,68%

🇬🇧 FTSE -0,06%

🇫🇷 CAC -0,22%

🛢 Petróleo Brent -0,67%

🛢 Petróleo WTI -0,70%

💵 Índice Dólar +0,82%

🇺🇸 S&P VIX +3,59%

💰 Bitcoin -3,48%

💲 Ethereum -7,85%

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?