CPI dos EUA concentra atenções; bateria de balanços no Brasil tem BBAS3 e RRRP3

taxi-g20c83404c_1920


As bolsas da Europa oscilam perto da estabilidade nesta quarta-feira (10), à medida que investidores se mostram cautelosos antes de novos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos. Os futuros de Nova York ensaiam recuperação, após as perdas recentes nos mercados à vista de Wall Street, principalmente ontem (09). A expectativa para o CPI também impacta nos índices acionários, devido à influência direta no quão agressivo o Federal Reserve (Fed) será no aumento de juros dos próximos meses. As estimativas são de desaceleração do índice cheio, mas o núcleo, que exclui os preços de energia, pode continuar pressionado.

A taxa de inflação anual da Alemanha desacelerou em julho, confirmando a primeira estimativa. Os preços ao consumidor subiram 7,5% no ano medido pelos padrões nacionais, em linha com a previsão de economistas em pesquisa do Wall Street Journal (WSJ).

Em junho, o CPI subiu 7,6%. Os preços subiram 8,5% no ano pelos padrões harmonizados da União Europeia. Mês a mês, os preços ao consumidor subiram 0,9% pelos padrões nacionais e avançaram 0,8% pelos padrões harmonizados da UE, ambos em linha com as previsões de economistas consultados pelo WSJ.

“A principal razão para a alta da inflação ainda são os aumentos de preços dos produtos energéticos”, afirma Georg Thiel, presidente do Destatis, escritório de estatísticas alemão. Ele nota que duas medidas do pacote de alívio do governo tiveram um leve efeito descendente na taxa de inflação geral desde junho de 2022: um bilhete de transporte de 9 euros para viajar pelo país e descontos nos combustíveis.

As ações da Tesla operam em alta significativa nos negócios do pré-mercado em Nova York, após notícia de que o CEO da fabricante de veículos elétricos, Elon Musk, vendeu US$ 6,9 bilhões em ações da empresa nos últimos três dias úteis.

Além do CPI americano às 9h30, a agenda do dia conta com aparições públicas dos presidentes das distritais do Fed de Chicago e de Minneapolis, Chales Evans e Neel Kashkari. Às 12h, o economista-chefe do Banco Central da Inglaterra, Huw Phill, participa de evento da instituição. Após o fechamento dos mercados, Walt Disney divulga balanço trimestral.

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada, após a divulgação dos índices de preços ao produtor e ao consumidor da China.

Por aqui, o destaque fica por conta das vendas no varejo de junho, além de uma bateria de balanços corporativos que contam com 3R (RRRP3), Banco do Brasil (BBAS3), Banrisul (BRSR6), BRF (BRFS3), C&A (CEAB3) e MRV (MRVE3) e saem após fechamento do mercado.

A deflação do IPCA de julho, também atribuída ao alívio dos combustíveis, confirmou a sinalização da ata do Copom para encerrar o ciclo de alta da Selic em 13,75%. A depender do CPI, no entanto, os juros futuros poderão acrescentar um ajuste adicional para elevar a taxa básica a 14%.

Desempenho dos principais índices às 8h20:

🇺🇸 S&P Futures +0,24%

🇩🇪 DAX +0,13%

🇺🇸 Nasdaq +0,30%

🇬🇧 FTSE -0,01%

🇫🇷 CAC -0,13%

🛢 Petróleo Brent -1,83%

🛢 Petróleo WTI -1,83%

💵 Índice Dólar -0,26%

🇺🇸 S&P VIX +2,30%

🇧🇷 EWZ +0,23%

💰 Bitcoin -1,18%

💲 Ethereum -1,08%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?