Jackson Hole e Ata do BCE ficam sob holofote global; Campos Neto discursa em evento

jerome-powell-1


As bolsas da Europa operam mistas nesta quinta-feira (25), à espera da abertura do simpósio de política econômica de Jackson Hole e da ata de política monetária do Banco Central Europeu. Os futuros de Nova York também registram alta, sugerindo que Wall Street poderá ampliar os modestos ganhos do último pregão, enquanto todas as atenções se voltam ao evento em Jackson Hole.

Investidores também aguardam a revisão do PIB e dados de inflação dos EUA, ambos divulgados às 9h30. Além da perspectiva dos juros na Zona do Euro.

Nas praças europeias, o índice de sentimento das empresas da Alemanha caiu marginalmente entre julho e agosto, de 88,7 a 88,5 pontos. Apesar de negativo, o resultado deste mês superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal que previam queda do indicador a 87,2 pontos. A leitura de julho foi ligeiramente revisada para cima, de 88,6 pontos originalmente.

“Um clima sombrio paira sobre a economia alemã”, avaliou o presidente do Ifo, instituto responsável pelo índice no país, Clemens Fuest. “A incerteza entre as empresas continua alta, e a economia alemã como um todo deve encolher no terceiro trimestre”, previu.

O PIB alemão cresceu modestamente no segundo trimestre. A alta foi de 0,1% e superou as expectativas de estagnação em meio à forte inflação e incertezas decorrentes da guerra russo-ucraniana.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden anunciou um pacote de ajuda militar de US$ 2,98 bilhões em armas e equipamentos para a Ucrânia, a maior soma já destinada por Washington ao país desde o início do confronto. Em comunicado, Biden parabenizou o povo ucraniano pelo dia de Independência, comemorado em 24 de agosto, data que coincidiu com os seis meses do dia da invasão russa.

O presidente Volodymyr Zelensky agradeceu o pacote “sem precedentes”  de assistência à segurança. Em seu Twitter, o líder escreveu que o povo da Ucrânia aprecia muito o apoio inabalável dos EUA.

Segundo Biden, a ajuda permitirá que a Ucrânia adquira sistemas de defesa aérea, artilharia e munições. Além disso, sistemas aéreos não tripulados e radares serão supridos, visando garantir que o país possa continuar a se defender a longo prazo, afirmou.

As bolsas da Ásia fecharam em alta generalizada, acompanhando os modestos ganhos em Wall Street ontem. A retomada de apetite ao risco deixou o dólar um pouco mais fraco, enquanto investidores aguardam o simpósio anual de Jackson Hole, do Fed, para obter pistas sobre a magnitude das próximas altas das taxas de juros.  

Por aqui, o IPC-Fipe, que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,05% na terceira quadrissemana de agosto, revertendo queda marginal de 0,03% observada na segunda quadrissemana deste mês.

Na terceira leitura de agosto, dois dos sete componentes do índice subiram com mais força: Habitação e Despesas Pessoais. Enquanto a deflação de Transportes se amenizou.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da sabatina promovida pelo Jornal Nacional, na Rede Globo. Terceiro na lista de presidenciáveis entrevistados após Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), o petista esvaziou a agenda para se preparar para a sabatina. Bolsonaro cumpre agenda em Brasília, onde participa de solenidade em comemoração ao Dia do Soldado.

Em São Paulo, Ciro Gomes concede entrevista à Rádio e à TV Jovem Pan no início da manhã. Depois, assina o documento “Presidente Amigo da Criança”, na Fundação Abrinq.

A agenda do dia conta com a participação do presidente do Banco Central Roberto Campos Neto na abertura do evento 2ª edição do Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro, promovido pelo Instituto Fenasbac.

 

*Desempenho dos principais índices às 7h50:*

🇺🇸 S&P Futures +0,57%

🇩🇪 DAX +0,22%

🇺🇸 Nasdaq +0,74%

🇬🇧 FTSE +0,14%

🇫🇷 CAC –0,01%

🛢 Petróleo Brent +0,04%

🛢 Petróleo WTI -0,16%

💵 Índice Dólar -0,20%

🇺🇸 S&P VIX +0,35%

🇧🇷 EWZ +1,06%

💰 Bitcoin +1,91%

💲 Ethereum +4,40%

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?