As bolsas da Europa operam em alta nesta terça-feira (29), com destaque para a bolsa de Londres, que reabre após um feriado na véspera. Investidores digerem um dado fraco da economia alemã com a perspectiva de um abrandamento da política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Os futuros de Nova York também exibem ganhos.
Na Alemanha, a confiança dos consumidores deve enfraquecer em setembro, revertendo a melhoria de agosto, refletindo a piora das perspectivas para a economia do país.
O índice de confiança do consumidor deve cair de -24,6 em agosto (dado revisado hoje) para -25,5 em setembro, segundo dados do instituto alemão GfK publicados nesta manhã. A leitura é pior do que a previsão de consenso dos economistas consultados pela FactSet, de -23.
A alta contínua e forte dos preços dos alimentos e de energia está pesando sobre o poder de compra, disse o GfK, com a inflação em julho ainda elevada, em 6,2%. As probabilidades de que a confiança do consumidor se recupere antes do fim do ano estão diminuindo cada vez mais, acrescentou o instituto.
A agenda do dia tem como destaque indicadores americanos: o relatório Jolts de abertura de vagas de trabalho e a confiança do consumidor medida pela Conference Board de agosto, ambos com divulgação às 11h.
Por aqui, o mercado deve digerir o noticiário político, em dia de agenda esvaziada de indicadores. O presidente Lula se reúne hoje com a equipe econômica a dois dias do envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, que precisa ser encaminhado ao Congresso até o fim de agosto.
Além do presidente, estão previstos no encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planeiamento) e Esther Dweck (Gestão).
Na noite de ontem (28), o governo publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a Lei 14.663, que reajusta o valor do salário mínimo para R$ 1.320,00, estabelece a política de valorização permanente do mínimo e altera os valores da tabela mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
A Medida Provisória que tratou do tema e foi aprovada pelo Congresso foi sancionada e transformada em lei em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, ontem.
O governo também enviou ao Congresso as propostas que alteram a tributação tanto dos fundos de investimento exclusivos quanto dos offshores (com aplicações no exterior, em geral, em paraísos fiscais). A estimativa da equipe econômica é de arrecadar até R$ 45 bilhões até 2026.
A mudança nos fundos exclusivos foi enviada por meio de MP, que tem vigência imediata mas precisa ser aprovada em um prazo máximo de 120 dias para não perder validade. Já a alteração nos fundos offshore foi incluída em projeto de lei, conforme acordo negociado na Câmara na semana passada.
Adicionalmente, Lula decidiu que a atual diretora financeira do Sebrae, Margarete Coelho, será a nova presidente da Caixa Econômica Federal no lugar da atual chefia, Rita Serrano. De acordo com o Broadcast, a mudança deve ser seguida de trocas no comando das vice-presidências do banco para abrigar o PP e Republicanos.
Desempenho dos principais índices às 7h40:
🇺🇸 S&P Futures +0,06%
🇬🇧 FTSE +1,61%
🇩🇪 DAX +0,54%
🇺🇸 Nasdaq +0,09%
🇫🇷 CAC +0,50%
🛢 Petróleo Brent +0,73%
🛢 Petróleo WTI +0,74%
💵 Índice Dólar -0,04%
🇺🇸 S&P VIX +0,20%
💰 Bitcoin -0,09%
💲 Ethereum -0,30%
(Com Broadcast)