Mercados europeus fecham em alta, puxados pelo setor corporativo

building-79221_960_720

Os mercados acionários europeus encerraram as negociações desta sexta-feira (01) em alta. O movimento ocorre embalado por balanços e por notícias de companhias da região.

Na Zona do Euro, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro desacelerou para 2,6% em fevereiro, ante 2,8% em janeiro, segundo dados preliminares. A prévia do CPI de fevereiro, no entanto, ficou um pouco acima da expectativa de analistas consultados, que previam taxa de 2,5%. Já o núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve acréscimo de 3,1% em fevereiro ante igual mês do ano passado, perdendo força em relação ao ganho anual de 3,3% de janeiro, também neste caso, o consenso para fevereiro era de aumento menor, de 2,9%.

No cenário corporativo, as ações da Daimler Truck dispararam 17,4%. A fabricante de caminhões e ônibus, que se tornou independente e listada na bolsa de valores em dezembro de 2021, projetou vendas entre 490.000 e 510.000 unidades para este ano, pois espera que a demanda se normalize, depois de registrar um declínio nas vendas unitárias do quarto trimestre, no comparativo anual. A companhia teve lucros ajustados antes de juros e impostos de 1,56 bilhões de euros, em comparação com 1,03 bilhões de euros no ano anterior. A receita aumentou para 14,95 bilhões de euros no trimestre, face aos 14,78 bilhões de euros do ano anterior. A Daimler Truck pagará ainda um bônus de 7.000 euros cada para funcionários elegíveis.

A ITV avançou 14,16% em Londres, depois de anunciar a venda de participação de 50% no serviço de streaming por assinatura digital BritBox International para a BBC Studios, parceira na joint venture, por 255 milhões de libras. A emissora britânica disse na sexta-feira (01) que continuará a receber um fluxo de receitas da BritBox International, semelhante aos níveis atuais para o uso de conteúdo ITV, sob novos acordos de licenciamento. A companhia acrescentou que pretende devolver todo o resultado do valor da venda aos acionistas por meio de uma recompra de ações, que deverá ser ativada após os resultados anuais em 7 de março.

Por fim, as ações da Grifols recuperavam uma parte das perdas depois de a empresa farmacêutica espanhola ter explicado detalhes sobre seu esperado fluxo de caixa livre este ano. As ações avançaram 17,75%, depois de terem caído 35% na quinta-feira. O papel respondeu pela maior alta porcentual do Ibex 35 nesta sexta-feira. A Grifols informou que espera 485 milhões de euros em fluxo de caixa livre antes de itens extraordinários este ano, acima dos 56 milhões de euros em 2023, acrescentando, no entanto, que esse número será temporariamente afetado por despesas de capital.

🇩🇪 DAX +0,00%

🇫🇷 CAC +0,09%

🇬🇧 FTSE +0,69%

(Com Broadcast)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?