Mercados operam cautelosos à espera de payroll; IGP-DI supera projeções

calculator-g60a57877d_1920

As bolsas da Europa operam majoritariamente com tom negativo nesta sexta-feira (05), enquanto os futuros de Nova York registram leve queda, oscilando entre ganhos e perdas. Os investidores estão mantendo a cautela antes da divulgação do payroll de julho dos Estados Unidos, que deverá ajudar a determinar o ritmo em que o Federal Reserve (Fed) seguirá elevando juros nos próximos meses.

A economia dos Estados Unidos criou 250 mil vagas em julho, de acordo com a mediana das projeções de 28 economistas ouvidos pelo Projeções Broadcast. Caso se confirme, o resultado representará uma desaceleração, após os 372 mil postos criados em junho, e será mais um sinal da perda de fôlego da atividade em geral no país. O relatório mensal de empregos será publicado pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira, às 9h30.

A agenda americana do dia traz ainda discurso do presidente do Fed, Thomas Barkin, e dados sobre crédito ao consumidor.

Do outro lado do Atlântico, a Alemanha divulgou seus dados de produção industrial, que avançou 0,4% em junho ante maio, segundo dados publicados há pouco pela Destatis, a agência oficial de estatísticas do país. A leitura ficou acima da alta prevista por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam ganho de 0,3%.

Entretanto, para o economista-chefe da Capital Economics, Andrew Kenningham, a pequena recuperação da indústria do país em junho não foi suficiente para reverter quedas anteriores e deixou a produção bem abaixo dos níveis pré-pandemia de Covid-19, apontou em nota a clientes.

“A indústria alemã ainda luta com o legado da pandemia e enfrenta uma tempestade perfeita de problemas no curto prazo”, avaliou o economista. Segundo Kenningham, a situação vai ficar mais difícil no segundo semestre em função da crise de energia, aumento dos custos de empréstimos e demanda mais fraca.

As tensões sino-americanas continuam no radar. A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que o país “não permitirá” que a China isole Taiwan. A declaração foi feita em um discurso em Tóquio, depois que sua visita à ilha causou reações negativas de Pequim. Pelosi também disse que sua presença em Taipé não tratou sobre uma mudança no “status quo” de Taiwan, que é reconhecido pelo chamado principio da “Uma China”.

A presidente da Câmara afirmou que Pequim não irá impedir que líderes americanos viajem a Taiwan, e que visitas de alto nível continuarão ocorrendo, inclusive em âmbito bipartidário. Segundo ela, a presença em Taipé ocorreu para reforçar as relações entre os Estados Unidos e Taiwan, e que tudo o que foi feito teve em vista manter a paz no Estreito de Taiwan.

Em Tóquio, Pelosi concluiu sua visita ao Indo-Pacífico. Enquanto isso, exercícios militares chineses prosseguiram nos arredores da ilha, em uma escalada de tensões que analistas avaliam que pode superar a última grande crise no Estreito de Taiwan, em 1996.

As bolsas da Ásia fecharam em alta generalizada, com o abrandamento das tensões geopolíticas ligadas a Taiwan. Investidores também aguardam os dados oficiais de emprego dos EUA.

Por aqui, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,38%, após alta de 0,62% em junho. O índice veio acima das expectativas do Projeções Broadcast, de 0,18%. Hoje, ainda serão divulgados dados de produção e vendas de veículos.

A Petrobras (PETR3; PETR4) publicou o edital para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da companhia no dia 19 de agosto de 2022, às 13 horas, para deliberar sobre a eleição de oito dos 11 membros do conselho de administração e do presidente do conselho. A Assembleia será realizada de modo exclusivamente digital, informou a companhia.

A Porto Seguro (PSSA3) reportou resultados operacionais e financeiros abaixo das expectativas do Citi no segundo trimestre. Segundo o banco, o resultado se deve a vários fatores, mas principalmente à sinistralidade de automóveis em níveis historicamente altos, em 67%. Os analistas esperam uma reação negativa no pregão.

“Embora a Porto Seguro já tenha implementado reajustes de preços para compensar o aumento do custo dos sinistros, a inflação continua a gerar um descompasso entre prêmios e sinistros”, dizem os analistas Gabriel Gusan, Roberta Versiani e Karina Salva Martins, que assinam o relatório.

Ontem (04), a empresa divulgou que teve lucro líquido recorrente de R$ 89,4 milhões no segundo trimestre deste ano, queda de 76,4% em relação ao mesmo período de 2021. Ante o primeiro trimestre, o recuo foi de 48,9%.

Desempenho dos principais índices às 7h55:

🇺🇸 S&P Futures -0,05%

🇩🇪 DAX -0,06%

🇺🇸 Nasdaq -0,17%

🇬🇧 FTSE -0,14%

🇫🇷 CAC -0,50%

🛢 Petróleo Brent -0,35%

🛢 Petróleo WTI -0,43%

💵 Índice Dólar +0,24%

🇺🇸 S&P VIX +1,73

🇧🇷 EWZ +0,44%

💰 Bitcoin +1,50%

💲 Ethereum +3,40%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
PUBLICIDADE

Related Posts

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE