Ministério da Saúde confirma 1º caso da subvariante XE do coronavírus no Brasil

Ministério da Saúde confirma 1º caso da subvariante XE do coronavírus no Brasil

[ad_1]

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (7) o primeiro caso da subvariante XE do novo coronavírus no Brasil.

A XE é uma subvariante recombinante, pois surgiu de uma combinação de outras duas subvariantes da Ômicron (a BA.1 e a BA.2). Ela foi detectada pela primeira vez em janeiro, no Reino Unido.

O Ministério da Saúde disse em nota que recebeu a notificação do caso do Instituto Butantan e reforçou “a importância do esquema vacinal completo para garantir a máxima proteção contra o vírus e evitar o avanço de novas variantes no país”.

Mais transmissível?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a sublinhagem XE é aproximadamente 10% mais transmissível que a BA.2, até então a cepa do vírus mais transmissível já descoberta. Mas a organização ressalta que a informação ainda necessita de confirmação e que a XE continua sendo tratada como uma subvariante da Ômicron.

“Estimativas iniciais indicam uma vantagem na taxa de crescimento da comunidade de 10% em comparação com BA.2, no entanto, essa descoberta requer confirmação adicional”, afirma a OMS. “A XE pertence à variante Ômicron até que diferenças significativas na transmissão e nas características da doença, incluindo gravidade, possam ser relatadas”.

O Instituto Butantan diz que ainda não há evidências suficientes acerca de mudanças, vantagens e desvantagens da circulação da subvariante XE em aspectos como gravidade, transmissão e eficácia de vacinas já existentes.

[ad_2]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Quer saber como investir com rentabilidade
pós-superquarta?

Baixe o relatório gratuito com análises e recomendações exclusivas dos especialistas da Nomos

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?