NY volta do feriado em meio a pressão de dados da China; Câmara aprova urgência do Desenrola

stock-market-g8d899f047_1920

As bolsas da Europa e os futuros de Nova York operam em queda nesta terça-feira (05), em reação a dados recentes da China. Os índices americanos reabrem após feriado na véspera, enquanto investidores europeus também digerem indicadores locais e uma pesquisa de expectativas de inflação entre consumidores publicada pelo Banco Central Europeu (BCE).

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI) composto — que engloba os setores industrial e de serviços — recuou de 51,9 em julho a 51,7 em agosto, com o de serviços passando de 54,1 em julho a 51,8 em agosto. Os números seguiam acima da marca de 50, que separa expansão da contração na pesquisa, mas exibem desaceleração marcante. 

Para a Oanda, o quadro na economia chinesa continua a ser de recuperação fraca, com fraqueza na demanda externa e também no mercado interno.

Já na Europa, o PMI composto da Zona do Euro recuou a 46,7 na leitura final de agosto, ante previsão de 47,0 dos analistas ouvidos pela FactSet. O PMI composto da Alemanha caiu a 44,6 em agosto, e o do Reino Unido teve baixa a 48,6.

O PMI do Reino Unido veio, porém, melhor que o esperado e deu algum apoio à Bolsa de Londres, fazendo também a libra reduzir perdas. Nos demais mercados acionários, porém, o sinal negativo permaneceu.

O BCE, por sua vez, publicou pesquisa mensal sobre expectativas de inflação na Zona do Euro, relativa a julho. A expectativa para a inflação em 12 meses seguiu em 3,4%, mas para os próximos três anos ela teve leve alta, de 2,3% em junho a 2,4% em julho.

O economista-chefe do BCE, Philip Lane, afirmou em entrevista veiculada hoje que a leitura preliminar da semana passada do índice de preços ao consumidor (CPI) do bloco trouxe mudança “relativamente pequena”, mas com “alguma desaceleração nos elementos do núcleo da inflação”. 

Lane notou que se trata de apenas um mês e que é preciso que o movimento de perda de fôlego prossiga.

Entre ações em foco, Credit Agricole recua mais de 2% em Paris, após o Goldman Sachs cortar seu preço alvo para o papel, de 12,60 a 11,50 euros, ao avaliar que o crescimento do lucro do Credit Agricole será mais fraco do que o de seus concorrentes.

Por aqui, o IBGE divulga a produção industrial de julho às 9h, enquanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fala na Conferência Anual Julius Baer 2023 às 8h30. A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do BC, Fernanda Guardado, participa, às 12h, de live promovida pela Bradesco Asset Management. 

Ontem, em evento do JP Morgan, Campos Neto afirmou que as reformas realizadas nos últimos anos podem ser responsáveis por parte das surpresas para cima registradas no Produto Interno Bruto (PIB) recentemente.

Em Brasília, há previsão de que ministros da equipe econômica e da ala política se reúnam na tarde de hoje para amarrar os principais pontos para uma proposta de reforma administrativa, diante da pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) sobre o tema.

Segundo apuração do Broadcast, Lira tem aumentado a pressão para mudar regras do RH do Estado após ouvir de interlocutores no mercado financeiro de que precisa encampar uma agenda propositiva do lado das despesas, uma vez que o ajuste das contas públicas proposto pelo governo tem foco no aumento de receitas. 

Há uma avaliação no entorno do presidente da Câmara de que o avanço da proposta poderia ajudar a virar a onda de ceticismo dos investidores com a situação fiscal, bem como reativar o otimismo do mercado com a economia brasileira.

A terça-feira deve ser marcada também pela votação do mérito do projeto de lei do Desenrola, programa de renegociação de dívidas do governo, que trata também dos juros do rotativo do cartão de crédito. A urgência da medida foi aprovada ontem à noite por 360 votos a favor e apenas 18 contrários.

Desempenho dos principais índices às 7h40:

🇺🇸 S&P Futures -0,11%

🇬🇧 FTSE +0,08%

🇩🇪 DAX -0,26%

🇺🇸 Nasdaq -0,22%

🇫🇷 CAC -0,32%

🛢 Petróleo Brent -0,78%

🛢 Petróleo WTI -0,39%

💵 Índice Dólar +0,35%

🇺🇸 S&P VIX +0,87%

💰 Bitcoin +0,02%

💲 Ethereum +0,13%

(Com Broadcast)







Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?