O agro é pop: analistas indicam suas top picks do setor

A exportação de produtos agropecuários cresceu 30,1% no segundo trimestre de 2023, sendo a maior responsável, junto com a extração mineral, pelo desempenho positivo das exportações. Os dados são do último resultado do Monitor do PIB, produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além disso, no primeiro trimestre do ano, o levantamento do PIB feito pelo IBGE informou que a agropecuária teve a maior alta entre trimestres e também na comparação ano a ano. Com isso, a atividade foi a maior responsável pelo bom desempenho da economia brasileira no período.

Todos esses fatores fazem ser quase impossível ignorar o setor e os ativos que o compõem. 

Leandro Petrokas, diretor de research, mestre em finanças e sócio da Quantzed, afirmou que investir no Agro vale a pena, mas o movimento precisa ser acompanhado de uma carteira bem balanceada – entre caixa, renda fixa e renda variável.

Melhores ações do setor

Leandro indica Boa Safra [SOJA3], Kepler Weber [KEPL3] e Vittia [VITT3]. As duas primeiras são companhias estabelecidas e se destacam dentro do seus negócios – Boa Safra na produção de sementes de soja e Kepler Weber no ramo de silos e soluções para armazenagem de grãos

A Vittia se encontra dentro do subsetor de fertilizantes especiais e vem se estabelecendo dentro dele.

“É um mercado que cresceu a uma taxa média de 22,5% entre 2014 e 2021, e deve continuar apresentando crescimento significativo nos próximos anos.”

Já o analista de agro da Eleven Matheus de Moraes acredita que as melhores oportunidades de investimentos se encontram em Minerva [BEEF3] – do setor de frigoríficos e bastante influenciada pelos futuros do boi gordo – e na Jalles Machado [JALL3] – empresa de açúcar e etanol. 

Subsetores

Para Matheus, o melhor subsetor do agro, no momento, é o de açúcar e etanol, pois “os preços do etanol vêm subindo e o açúcar está perto da máxima histórica e muito resiliente”.

Além disso, ele sinaliza que a Índia – maior produtora de açúcar do mundo – irá pausar suas exportações da commodity neste ano, o que pode influenciar positivamente o subsetor. 

Foi pensando nesse fator que o Bradesco BBI elevou a recomendação de duas ações ligadas ao açúcar, São Martinho [SMTO3] e Jalles Machado, de neutra para outperform – equivalente à compra.

Por outro lado, Leandro acredita que o mais interessante seja olhar para as empresas em si, suas qualidades operacionais, como inovam dentro do setor e a de que forma se comporta sua governança. 

“Ainda assim, destacamos o subsetor de tecnologia para plantação, como a indústria de sementes e defensivos agrícolas, como avenida de crescimento nos próximos anos.”

Vantagens e desvantagens

Matheus acredita que a principal vantagem do setor reside no fato de ser cíclico – isto é, o desempenho de empresas do agro é mais previsível, facilitando para investidores enxergarem quais companhias oferecem melhores oportunidades de negócio.

Isso pode ser justificado principalmente pois grande parte dos resultados das empresas agro dependem do tempo e de fatores climáticos, o que pode ser rastreado pelo mercado. 

Entretanto, o analista entende que há um outro lado da moeda. Uma das principais desvantagens também se relaciona com o tempo: a falta de assertividade nas previsões de catástrofes climáticas.

Sair da versão mobile