O que é suporte e resistência no trade de criptomoedas?

O que é suporte e resistência no trade de criptomoedas?

[ad_1]

Você é um trader de criptomoedas lutando para encontrar uma base no volátil mercado cripto?

Se sim, então a primeira coisa que você precisa dominar é a arte de identificar os níveis de suporte e resistência.

Imagine quicar uma bola dentro de sua casa. Existem duas barreiras que limitarão o voo e a queda dela – o chão e o teto. No day trade de criptomoedas, existem bloqueios semelhantes que limitam o movimento da ação do preço, conhecidos como suporte e resistência.

Tais barreiras da negociação podem ter efeitos duradouros em um ativo, uma vez que a ação do preço raramente esquece seu passado. Se os traders considerarem um determinado preço como um ótimo ponto de entrada ou saída, provavelmente essa faixa continuará a atuar como um obstáculo para os preços até que todas as necessidades deles sejam satisfeitas.

Suporte

Por exemplo, os compradores geralmente continuarão comprando a um preço específico, dado que o ativo é percebido como subvalorizado, até que toda a sua demanda seja totalmente absorvida pelo mercado. Portanto, se eles se engajarem no preço X e o valor subir apenas para retornar mais tarde, os mesmos compradores procurarão defender suas posições em X e potencialmente adicionar mais às suas posições.

Novos compradores do mercado verão que o preço não caiu mais do que X antes, então é provável que eles enxerguem a entrada como segura. Essa concentração de pressão de compra impedirá que o preço caia ainda mais, criando um fundo temporário conhecido como suporte.

Resistência

Por outro lado, se um ativo for percebido como supervalorizado a um determinado nível de preço, os vendedores certamente tirarão vantagem. Aqui, os grandes compradores de antes procurarão sair de sua posição e obter lucro. Também é possível que os traders entrem em posições “curtas” nesse nível, dada a supervalorização percebida, aumentando a pressão de venda do mercado.

Assim como quando havia alta pressão de compra, essa concentração de pressão de venda forçará o nível de preços a atuar como uma barreira, só que desta vez atuará como um teto, em vez de um fundo, e esse teto é conhecido como resistência.

Suporte horizontal e resistência

Os níveis de suporte e resistência mais importantes e fáceis de identificar assumem a forma de linhas horizontais como resultado de uma tendência sendo rejeitada repetidamente a um preço muito semelhante.

Linhas horizontais de suporte ou resistência podem ser criadas simplesmente “conectando os pontos” entre os picos ou vales da tendência, como visto no gráfico abaixo.

No quadro superior do gráfico acima, os vendedores de XMR/BTC repetidamente empurram para baixo o preço da área de 0,00451/BTC, estabelecendo-a como uma forte resistência. Simplificando, os traders continuaram a tirar proveito dessa área de pressão de venda concentrada.

No quadro de baixo, os compradores mantiveram continuamente o preço do XLM/USD em US$ 0,17, fortalecendo-o como um forte suporte.

Mais uma vez, os traders aproveitaram repetidamente o nível, uma vez que o gráfico diz que, nesse patamar, é mais provável o preço subir do que cair.

Polaridade

Então, o que acontece quando esses níveis são eventualmente ultrapassados?

Como mencionado anteriormente, essas barreiras acabam sendo quebradas quando os esforços de compra ou venda são completamente absorvidos pelo mercado. Quando isso ocorre, pode ocorrer uma grande mudança no sentimento – um conceito conhecido como polaridade.

Quando a venda por trás de um nível de resistência estabelecido é totalmente absorvida, ela não é mais percebida como um ponto ideal para obter lucro, mas é vista como um bom ponto de entrada para os compradores devido ao desaparecimento da pressão de venda – como resultado, a resistência vira suporte.

Por outro lado, quando a pressão de compra por trás de um nível de suporte for totalmente absorvida, ela se transformará em um nível de resistência, pois os traders não estão mais interessados em comprar a esse preço.

É importante notar que, quando o preço rompe o suporte principal, isso é considerado um movimento de baixa (bearish), ou seja, o ativo geralmente cai ainda mais até que os vendedores atinjam um ponto de exaustão. A recuperação subsequente devido à obtenção de lucros acaba criando um novo nível de suporte.

Por outro lado, superar a resistência é de natureza otimista (bullish) e o preço tende a seguir o rompimento até que seu próximo nível de resistência seja identificado.

O gráfico acima mostra o efeito que a polaridade teve no preço do XMR/USD uma vez que seu nível de resistência de 0,00451/BTC foi quebrado. Você pode ver que o que antes era estabelecido como forte resistência, uma vez que rejeitou a ação de preço em várias ocasiões, tornou-se mais fraco à medida que foi testado até não poder mais segurar os preços.

O preço subiu enfaticamente uma vez que a resistência foi rompida devido à grande mudança no sentimento do mercado que estava ocorrendo. Mesmo depois que a ação dos preços esfriou, caiu para a o nível anterior de resistência, mas que dessa vez passou a funcionar como suporte – a essência da polaridade.

Conclusão

Espera-se que as tendências de preços tomem fôlego ao entrar em contato com linhas de suporte ou resistência devido à concentração de pressão de compra ou venda. Embora os níveis possam atuar como uma barreira à ação do preço por um longo período, eles não duram para sempre, pois o mercado acabará absorvendo seus esforços.

Uma vez que isso ocorre, a polaridade entra em vigor e converte o suporte em resistência e vice-versa.

Para encurtar a história, os níveis de suporte e resistência ajudam a identificar áreas de forte oferta e demanda. Portanto, identificar os principais suportes e resistências é percebido por muitos como o aspecto mais importante do trade.

[ad_2]

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Quer saber como investir com rentabilidade
pós-superquarta?

Baixe o relatório gratuito com análises e recomendações exclusivas dos especialistas da Nomos

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?