O que o Threads precisa para superar o Twitter

[Fonte: Foto-Ilustração por Rachel Mendelson/The Wall Street Journal, ISTOCK]

Alguns elementos essenciais que estão faltando incluem um aplicativo para desktop e separação do Instagram

O rival do Twitter da Meta Platforms, Threads, virou um sucesso da noite para o dia.

Entretanto, para fazer com que seus mais de 100 milhões de usuários continuem voltando, o aplicativo focado em texto, ligado ao Instagram, precisa replicar o que fez o Twitter grande: as comunidades peculiares e as atualizações em tempo real, em ritmo acelerado, que você não encontra em nenhum outro lugar.

A queda no uso do Twitter e os limites no número de postagens que os usuários podem ler abrem espaço para alternativas como Bluesky e Mastodon, mas nenhuma delas é tão popular quanto o Threads.

Até agora, porém, usar o Threads é como chegar a uma festa maneira e descobrir que não há comida nem música. O aplicativo precisará de muito mais para vencer o Twitter.

Uma história de cautela

Os usuários são volúveis, no entanto, se aglomeram em novas plataformas sociais e depois as abandonam meses depois, assim que o encanto passa. 

Muita gente parece estar aderindo ao frenesi do Threads. Ainda estão tentando descobrir exatamente o que é o Threads. Do que as pessoas estão falando? Onde estão os memes? Isso é apenas mais uma moda passageira?

Adam Mosseri, chefe do Instagram, postou no Threads sobre os próximos recursos do aplicativo de microblogging. [Fonte: Nicole Nguyen]
Por enquanto, é difícil dizer. Ninguém está se comportando mal – ainda. O aplicativo tem o que o popular escritor de moda masculina Derek Guy descreveu como “níveis perturbadores de seriedade e vibrações positivas”. 

Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse que a empresa não incentivará política e notícias importantes na nova plataforma, o que pode dificultar para os usuários encontrar assuntos para debater.

O Threads não pode ser monótono se quiser durar. E para superar os obstáculos que o Twitter está enfrentando agora, o Threads terá que combater spam, assédio e outros problemas. O aplicativo precisará focar em duas facções cruciais: os postadores e os espectadores.

Mosseri disse que a empresa está trabalhando em uma extensa lista de recursos, incluindo suporte para várias contas e a capacidade de editar postagens. Ele acrescentou que “vai levar um tempo para entregar tudo isso”. 

Adam, se você estiver lendo, aqui está o que deve ser priorizado:

Para todos:

Aplicativo para desktop: A ação acontece no aplicativo móvel. Na web, você só pode ver os últimos threads de uma conta ou um thread individual – e somente se tiver o link correto. 

Você não pode fazer pesquisas, postar ou até mesmo ver seu próprio feed em um navegador. Mosseri disse que uma “presença na web” virá eventualmente.

Para os postadores, pode ser difícil digitar respostas ponderadas ou trabalhar rapidamente no teclado pequeno do celular. 

Para os espectadores, um aplicativo para desktop abre acessibilidade e facilita a visualização de notícias.

Agrupamento por tópico: Um feed não filtrado, que é atualmente o que você vê no Threads, pode ser avassalador. No Twitter, você pode criar listas de diferentes tipos de contas que segue para ter uma visão geral do que está acontecendo em um tópico específico.

O vínculo estreito entre Instagram e Threads significa que você não pode alterar seu nome ou nome de usuário em um sem alterar também o outro. [Fonte: Nicole Nguyen]
Feed cronológico e de pessoas seguidas: O Threads não permite visualizar seu feed em ordem cronológica ou ver apenas postagens de pessoas que você segue – recursos populares do Twitter. O que você vê agora é uma mistura de tudo. 

Mosseri disse que o Threads terá mais opções de feed no futuro.

Para os espectadores:

Alguns dos usuários mais ávidos das redes sociais nunca postam nada. Esses espectadores precisam de ferramentas que facilitem o consumo do que os outros compartilham.

Busca por postagens: Segundo Mosseri, um recurso para pesquisar palavras-chave dentro das postagens será lançado eventualmente. Para eventos esportivos ao vivo, programas de TV populares e eventos atuais, a busca é essencial. No momento, você só pode procurar por contas.

Bookmarks: Algumas postagens oferecem conselhos úteis. Outras contêm links para artigos longos. Eu só quero salvar memes engraçados. Uma função de salvar para ler depois, como aquelas no Twitter e Instagram, seria ótima para guardar seus favoritos.

Assuntos em alta: O Twitter destaca os tópicos em alta, uma característica controversa, pois essas palavras-chave têm sido utilizadas por usuários maliciosos para coordenar assédio e disseminar desinformação. 

No entanto, os tópicos de conversa populares podem ser valiosos quando moderados. 

Para os postadores:

Há aqueles que realmente compartilham conteúdo. São influenciadores, escritores, acadêmicos, celebridades, marcas e outros usuários influentes que precisam de recursos avançados.

Separação entre o Instagram e o Threads: O Threads é “um aplicativo do Instagram”, conforme declarado na App Store da Apple. Os dois estão intimamente ligados. Você não pode participar do Threads sem ter uma conta no Instagram. 

Você não pode alterar seu nome ou nome de usuário em um sem alterar o outro. 

A integração forçada não funciona para aqueles que têm o Instagram separado para amigos e familiares, e o Twitter para postagens profissionais. Pode parecer como se você estivesse comparecendo a uma reunião de quarta-feira usando uma blusa de sair à noite.

Postagens em tópicos podem ter até 500 caracteres, mas a janela de composição não informa quantos você ainda tem. [Fonte: Nicole Nguyen]
Você também não pode excluir o Threads sem excluir sua conta no Instagram. (Mosseri disse que a empresa está procurando uma maneira de permitir que as pessoas excluam o Threads separadamente)

Rascunhos: Boas postagens podem levar tempo. O Twitter e o Instagram têm um espaço para postagens que não estão prontas para o mundo. O Threads também precisa de um.

Contagem de caracteres: O Threads permite 500 caracteres em cada postagem, mas não possui um contador para mostrar o quão perto você está desse limite.

Mudanças de nome: O Instagram permite que os usuários alterem seus nomes de exibição duas vezes a cada 14 dias. O Twitter permite que você faça isso sempre que quiser. 

Isso permite um dos charmes peculiares do Twitter, demonstrado no ritual de outubro em que os usuários adotam alter egos assustadores para o Halloween. 

(Com The Wall Street Journal; Título original: What Threads Needs to Beat Twitter)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?