O que você precisa saber sobre a curiosa alta do ouro

im-935318

Uma estranha combinação de fatores está impulsionando o ativo escondido para recordes

Silencioso, sorrateiro e surpreendente. Os preços do ouro estão atingindo máximas históricas, e os analistas de Wall Street dizem que foram pegos de surpresa. O metal precioso é tradicionalmente visto como um refúgio em tempos de volatilidade e risco geopolítico. Desta vez, sua ascensão está coincidindo com o otimismo dos investidores em relação à economia dos EUA, o que tem levado ativos mais arriscados, como ações, a novas altas. Até mesmo o Bitcoin ultrapassou seu recorde anterior.

“O forte salto do ouro para novas máximas nominais nos surpreendeu em sua intensidade,” disseram analistas da J.P. Morgan Global Commodities Research na última quinta-feira (07). Aqui está o que os analistas acham que está acontecendo.

Novas máximas

Os contratos futuros de ouro registraram ganhos nas últimas oito sessões de negociação e quebraram recordes nas últimas sete. Os futuros para entrega em março fecharam na segunda-feira (11) a um recorde de US$ 2.182,50 por onça troy – unidade de medida –, elevando os ganhos do ouro este ano para 5,8%. Alguns gatilhos são mais fáceis de explicar que outros.

Contratos futuros do ouro. [Fonte: FactSet]
A última alta ocorreu após uma queda no sentimento do consumidor e dados moderados de inflação no final do mês passado, aumentando as esperanças de que o Federal Reserve reduza as taxas de juros este ano. Taxas mais baixas tornam o ouro, que não gera renda, mais atraente em relação a ativos como ações e títulos que pagam dividendos e juros.

Mas a magnitude do movimento e a escalada do ouro exigem mais explicações.

O maior inimigo do ouro é o aumento dos rendimentos reais, que são as taxas de juros ajustadas pela inflação. No entanto, o ouro registrou um ganho de 20% desde o final de 2021, mesmo quando a luta contra a inflação do Fed catapultou os rendimentos reais para cerca de 1,8% em relação a cerca de -1% desde o final de 2021, provocando uma venda em massa de fundos negociados em bolsa de ouro nos EUA.

Fluxos mensais de entrada/saída de ETFs de ouro. [Fonte: FactSet]

Compras no exterior

Parte da explicação é um senso de crescentes riscos econômicos e geopolíticos fora dos EUA. Bancos centrais ao redor do mundo começaram a comprar ouro após a crise financeira de 2008 e aceleraram suas compras depois da invasão da Ucrânia pela Rússia no início de 2022. Em seguida, em outubro, o ouro subiu 5% após o ataque do Hamas a Israel. Agora está 19% mais alto do que quando o conflito começou.

O acúmulo de ouro pelos bancos centrais se aproximou de 30% da produção global de mineração nos últimos dois anos. No ano passado, essas instituições compraram mais de quatro vezes a quantidade de ouro que foi vendida por investidores de ETF nos EUA, de acordo com Suki Cooper, analista de metais preciosos do Standard Chartered.

A onda de compras continuou pelo menos até janeiro deste ano, liderada pelos bancos centrais da Turquia e da China, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro. Ao mesmo tempo, a Royal Mint disse que as compras de ouro aumentaram após o Reino Unido entrar em recessão no final de 2023.

A demanda por ouro na China também tem sido “insaciável”, afirmou Nicky Shiels, estrategista de metais da MKS PAMP. O mercado imobiliário do país foi afetado e o índice de ações de referência teve uma queda de 6,3% em janeiro de 2024, após cair por três anos seguidos.

“É uma compra movida por medo,” argumentou Shiels. Sua empresa está observando uma demanda robusta em outros lugares. Na Índia, investidores estão buscando proteção contra a inflação em uma das economias de crescimento mais rápido do mundo.

Batendo de cara na parede

Greg Sharenow, chefe de commodities e ativos reais na Pimco, está entre aqueles que questionam se o mais recente rally do ouro pode continuar. Os bancos centrais tiveram um grande papel em sua ascensão, e há o risco de que alguns hesitem em comprar mais ouro a preços sem precedentes altos, segundo Sharenow.

“Eles são o vento a favor,” ele disse, “Mas é difícil saber se esse vento a favor permanece tão forte, uma vez que os preços realmente se mexeram”.

Embora a compra de futuros por traders sistemáticos que seguem tendências tenha ajudado a impulsionar a alta do ouro, eles também estão próximos de suas posições longas máximas, de acordo com a TD Securities. Isso torna improvável que eles elevem os preços muito mais.

Tanto day traders quanto investidores institucionais nos EUA têm vendido ouro, embora menos do que normalmente fariam com as taxas de juros ainda altas. Alguns podem estar preocupados que o rali do mercado de ações tenha ido longe demais e estão se segurando no metal como proteção, disseram analistas.

Um gatilho

O ouro fez sua última corrida recorde em dezembro, após a perspectiva de que as taxas de juros haviam atingido o pico desencadear o chamado rali de tudo. Forças semelhantes podem estar em jogo com a última alta. Muitos em Wall Street acreditam que os ganhos podem continuar — mas é preciso haver um sinal mais claro de que o Fed realmente cortará as taxas em breve. Citigroup, J.P. Morgan e TD Securities têm todos alvos de preço de US$ 2.300.

Desempenho de índices, futuros e preços de ações. [Fonte: FactSet]
Leigh Goehring, sócio-gerente da Goehring & Rozencwajg Associates, está comprando ações de empresas mineradoras, as quais ele acredita que terão um desempenho superior ao do próprio ouro, dadas suas baixas valorações. O ETF de Mineradoras de Ouro da VanEck está com queda de 2,8% este ano, enquanto o S&P 500 subiu 7,3%.

Goehring disse que os investidores ocidentais precisam de mais certeza de que cortes nas taxas estão a caminho antes de mudar de ideia sobre vender para comprar ouro. Ele acredita que essa convicção pode surgir a qualquer momento. “Quem sabe quando isso vai acontecer?” ele questionou. “Pode muito bem se reverter muito, muito rapidamente.”

 

(Com The Wall Street Journal; título original: What You Need to Know About Gold’s Curious Rally; tradução feita com auxílio de IA)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?