Você tem a rede de contatos e a experiência para ter sucesso. Mas o preconceito por idade é real. E ainda há a questão da resistência física
Para alguns idosos, a aposentadoria é a hora ideal para iniciar um negócio. Embora as pessoas tendam a pensar em empreendedores na faixa dos 20, 30 e 40 anos, muitas vezes eles são mais velhos – às vezes bem na casa dos 60 e 70 anos.
Na verdade, o grupo de 55 a 64 anos representou 22,8% dos empreendedores em 2021, de acordo com um relatório publicado pela Fundação Ewing Marion Kauffman.
Certamente, há desafios ao iniciar um negócio mais tarde na vida, incluindo o preconceito por idade e o custo mais alto do fracasso, já que há muito menos tempo para recuperar o que se perde. Mas também há vantagens de experiência e networking que os proprietários de empresas mais jovens podem não ter.
“Também há essa ideia de que, se não agora, quando?” diz Meredith Oppenheim, fundadora da Vitality Society, uma comunidade on-line para adultos mais velhos.
Aqui está o que empresários, consultores de negócios e educadores têm a dizer sobre os prós e contras de iniciar um negócio mais tarde na vida:
Os prós
Dando mais propósito à aposentadoria
Muitos aposentados ficam felizes em se afastar da rotina diária, ansiosos para se concentrar nas atividades de lazer que negligenciaram quando estavam trabalhando. Mas, uma vez que eles fazem isso por alguns meses, ou talvez anos, muitas vezes se encontram entediados.
Eles se sentem inquietos ou insatisfeitos agora que têm tanto tempo livre.
Iniciar um negócio pode ajudar os idosos a encontrar um propósito, diz Wendy Mayhew, fundadora da Wise-Seniors in Business, uma empresa de consultoria com sede em Ottawa que se concentra em empreendedores mais velhos. “Até para jogar golfe tem limite”.
Os idosos também têm a liberdade de explorar opções que sempre pensaram, mas não tinham tempo para buscar quando eram mais jovens. Talvez seja melhorar em um hobby, talvez seja correr atrás de alguma paixão que os intrigou, mas teria virado muito tempo longe de casa.
Isso é ainda mais verdadeiro quando não há crianças pequenas em casa e se não há pais idosos para cuidar.
“Principalmente quando você começa um negócio com mais de 60 anos, acho que a paixão é um elemento muito importante”, diz Michael Clinton, de 70 anos, que no ano passado fundou a Roar Forward, que fornece inteligência empresarial relacionada à longevidade, eventos e webinars para executivos C-level.
A maioria das pessoas com mais de 60 anos já fez muito, diz ele. “Eles não têm nada a provar. Agora é realmente o que os impulsiona a desfrutar de sua vida de uma maneira diferente e aproveitar as coisas com as quais estão trabalhando dia a dia”.
Décadas de experiência
Os idosos trazem uma enorme vantagem para a mesa que pode facilitar a navegação no mundo do empreendedorismo: uma vida inteira de experiência na construção de habilidades e contatos.
Susan Black, fundadora e CEO da Wowzitude, uma empresa de viagens virtuais focada em adultos mais velhos, iniciou o negócio em novembro de 2020, aos 60 anos, depois de trabalhar na indústria de viagens por quatro décadas.
Essas quatro décadas lhe deram habilidades práticas e confiança para fazer coisas que talvez não tivesse feito quando era mais jovem. Ela sabia como trabalhar no chão das conferências de vida sênior para fins de networking, por exemplo.
Sua experiência também lhe deu o conhecimento de marketing necessário para avançar nos negócios e se inscrever em vários programas aceleradores.
Ter experiência pode ajudar os fundadores mais velhos a evitar erros de novato. “Expertise e experiência superam tudo”, diz ela. Além disso, ela diz que sua experiência lhe deu confiança.
Ela entrou em contato com várias pessoas no LinkedIn, comentou em artigos online, ligou para clientes em potencial e participou de feiras comerciais, mesmo que não soubesse nada sobre o assunto.
Ter uma rede de contatos potenciais também ajudou. Um cliente de duas décadas atrás, por exemplo, leu sobre sua empresa no LinkedIn e se tornou um patrocinador mensal e operador turístico.
Um horário flexível
Muitos idosos podem não contar com seu negócio para fornecer toda a sua renda, então não precisam necessariamente trabalhar 40, 80 ou 100 horas por semana. Isso pode tornar um negócio mais compatível com um estilo de vida se planejam viajar extensivamente ou passar longos períodos com os netos.
Um horário flexível também significa que os idosos podem aumentar suas horas de trabalho no próprio ritmo. Clinton da Roar Forward inicialmente pensou que trabalharia cerca de 20 horas por semana, mas como gosta do trabalho, não se importa com as 35 horas que realmente passa. “Você não conta as horas, apenas faz”.
Os contras
Preconceito por idade
Embora os empreendedores mais velhos possam ter contatos e experiência, toda essa experiência corta dois caminhos.
Para começar, possíveis financiadores, clientes ou funcionários podem questionar seu comprometimento, diz Bruce H. Lipnick, um empreendedor em seus 70 anos que em 2020 lançou a Stage Access, uma empresa de Nova York que produz, distribui e licencia programação artística clássica.
Pode ser mais difícil como empreendedor mais velho conseguir investidores interessados, ele diz. “As pessoas dizem que você é velho demais; “vá jogar golfe e tênis””, diz ele.
Embora Black – que não procurou investidores externos – não tenha enfrentado o preconceito por idade dessa maneira, as pessoas que ela conhece em ambientes sociais ou em conferências frequentemente expressam surpresa quando ela conta o que está fazendo e seu plano de crescimento.
“Isso me incomoda porque acho que há um estereótipo desatualizado do que as pessoas na casa dos 60 anos devem estar fazendo agora neste capítulo de suas vidas. Não é uma lei para nós nos mudarmos para uma comunidade de aposentados”, diz ela.
“Se eu fui um empresário bem sucedido por 40 anos na América corporativa, por que isso mudaria de repente quando estou na casa dos 60 anos?” ela diz. “E por que eu pensaria que isso mudaria quando chegar aos meus 70 anos, desde que eu esteja com boa saúde?”
Fornecedores também podem ser mais céticos em relação a uma empresa iniciada por uma pessoa mais velha ser inovadora, especialmente se for voltada para a tecnologia, diz Mayhew.
Um financiador também pode duvidar da capacidade da empresa de durar a longo prazo, ou pode ter dúvidas sobre quanto tempo o fundador viverá, diz Mayhew.
Se associar a alguém mais jovem pode ajudar nesse aspecto, pois demonstra que o proprietário está planejando para o futuro, diz Marci Alboher, vice-presidente da CoGenerate, uma organização de impacto social em San Francisco.
O custo potencial do fracasso
Os riscos financeiros também podem ser muito maiores para empreendedores mais velhos se eles estão investindo grande parte de suas economias no empreendimento.
Se alguém falha como empreendedor aos 26 anos, suas economias pessoais geralmente não são tão profundas, então eles não têm tanto a perder. E eles podem mais facilmente conseguir um emprego e passar muito tempo recuperando as perdas, diz Christina Wallace, professora sênior da unidade de gestão empreendedora da Harvard Business School.
Isso significa que os empreendedores mais velhos precisam estar ainda mais preparados e talvez avessos ao risco do que os empreendedores mais jovens, já que eles não terão tanto tempo para se recuperar de um erro financeiro. Eles não devem usar sua casa como garantia, por exemplo, ou esgotar seu plano de aposentadoria.
“Quando você é mais velho, o risco pode ser muito maior – você não tem 30, 40 ou 50 anos pela frente para reconstruir os ativos que você pode estar colocando em risco”, diz Wallace.
Os empreendedores mais velhos também precisam evitar investir dinheiro em um empreendimento que está claramente indo mal, diz Wallace. A tentação existe, “mesmo que o dinheiro esteja na sua conta bancária e você, sua esposa e seu consultor financeiro concordem que provavelmente você não deveria usá-lo”.
Energia
Construir empresas leva tempo e esforço, e pode ter um grande impacto na saúde, diz Oppenheim. Pessoas mais velhas podem não conseguir acompanhar tão facilmente as demandas quanto os empreendedores mais jovens.
“Você precisa de energia para ser capaz de trabalhar longas e árduas horas”, diz ela, “isso pode levar ao esgotamento”.
(Com The Wall Street Journal; Título original: The Pros and Cons of Starting a Business as an Older Entrepreneur)