Paridade euro-dólar se aproxima, à medida que crescem temores sobre o fornecimento de gás

european-union-gdce658679_1920

O euro corre alto risco de cair para a paridade e abaixo do dólar devido à perspectiva de agravamento das interrupções no fornecimento de gás europeu resultantes da invasão da Ucrânia pela Rússia, dizem analistas. Os temores em torno dos problemas de fornecimento de energia da Europa se intensificaram no fim de semana depois que o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que o governo está se preparando para um corte total do fornecimento de gás russo.

“O pior caso (parada total dos fluxos de gás) traz recessão e provavelmente outra queda de 10% do euro a partir daqui”, disse o estrategista de câmbio do Société Générale, Kit Juckes, em nota. As observações de Le Maire ocorreram quando os fluxos de gás russo através do gasoduto Nord Stream 1, que leva gás para a Alemanha, devem cair para zero na segunda-feira, à medida que as obras de manutenção anual estão em andamento. As obras vão até 21 de julho.

Um choque de energia na Europa deve aumentar, aumentando a chance de uma recessão na zona do euro e limitando as perspectivas de aumento das taxas de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), disse o analista da ActivTrades, Ricardo Evangelista, em nota. Isso deixa o euro em risco de novas quedas, com a paridade em relação ao dólar “uma questão de quando, e não de se”.

Os analistas do ING Chris Turner e Francesco Pesole dizem que os maiores riscos econômicos na Europa em comparação com os EUA deixam o euro vulnerável. Uma queda de 10% nas ações e spreads de taxas de juros neste verão podem enviar o EUR/USD para algo próximo de 0,98, disseram eles.

(Agência Estado, com Associated Press)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?