Penny Stocks: a Oi (OIBR3) não é a única da espécie

Foto com uma pilha de moedas e um relogio ao fundo.

De 2016 para cá, a Oi (OIBR3) segue o caminho de uma recuperação judicial, em tentativa de recompor os cofres da empresa e quitar dívidas. Durante esse processo, as ações da companhia caíram abruptamente, chegando a valer menos de um real. Ações que atingem cotação semelhante são classificadas como penny stocks.

“No Brasil, penny stocks são ações que custam menos que um real por ação. Nos Estados Unidos, são ações que custam menos de cinco dólares”, explicou Erik Pajunk, head de renda variável da BS\ BRA.

Devido ao seu baixo valor, uma penny stock talvez não seja a melhor opção para compor a carteira do investidor, ainda mais se houver aplicações a longo prazo.

“São ações de altíssima volatilidade, justamente pelo fato de que uma variação mínima de 1 centavo em uma ação que custa menos que 1 real é muito mais relevante do que uma variação de 1 centavo em uma ação que custa mais. Geralmente pode ser perigoso operá-las no day trade, não só pela volatilidade, mas também pela falta de liquidez, dependendo do volume financeiro operado. Mas, no final das contas, para investidores experientes, elas podem sim dar boas oportunidades de serem operadas no day trade”, completou Erik Pajunk.

No Brasil, há uma regra de que a empresa não pode manter suas ações sendo negociadas abaixo de 1 real por 30 pregões consecutivos. A regra, de 2015, estabeleceu prazos para que as empresas que tenham ações rotuladas como ações de centavos façam as mudanças necessárias.

Caso isso ocorra, a empresa será notificada pela B3 e atualizará imediatamente o mercado através de um fato relevante. A corporação tem 15 dias a partir do recebimento da notificação para propor um plano de ação, avisar ao mercado as mudanças que serão feitas e estabelecer um prazo para o cumprimento. Uma multa da B3 pode ser imposta à empresa se o plano não for apresentado.

A realização de um investimento em penny stocks exige a clareza do cenário que esse tipo de papel está incluído. Com isso, o head de renda variável da BS\ BRA Erik Pajunk alerta os interessados em penny stocks.

“Faria sentido manter penny stocks na carteira para investidores experientes de longo prazo, cientes dos riscos e com bom conhecimento das atividades e números da empresa.Até porque, as companhias que possuem suas ações nessa categoria geralmente não são as empresas mais saudáveis financeiramente. 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?