PMI da Zona do Euro indica que o bloco deve entrar em recessão; NY ameaça interromper rali

lo-lo-CeVj8lPBJSc-unsplash


As bolsas da Europa operam em baixa nesta quarta-feira (05), interrompendo uma sequência de três pregões de ganhos, após dados de atividade econômica sugerirem que a Zona do Euro provavelmente não conseguirá evitar uma recessão. Os futuros de Nova York também registram sinal negativo, apontando para perda de fôlego em Wall Street, depois de embarcar em um rali nos dois últimos pregões. 

A agenda do dia conta com uma série de dados econômicos nos Estados Unidos, incluindo sobre criação de empregos pelo setor privado e atividade do setor de serviços. Também está previsto hoje discurso de um dirigente do Federal Reserve (Fed). 

Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publica revisões de projeções, e o grupo formado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) faz reunião. 

Os Emirados Árabes Unidos devem apoiar o corte de 1 milhão a 2 milhões de barris por dia (bpd) na produção da Opep+, proposto por Arábia Saudita e Rússia. O cartel inicia sua reunião ministerial às 9h30.

O acordo deve ocorrer apesar dos esforços de última hora dos EUA contra. “Embora respeitem sua opinião [dos EUA], a organização precisa fazer o que é de seu interesse”, disse uma fonte da Opep hoje.

De volta aos mercados europeus, o índice de gerentes de compras (PMI) composto da Zona do Euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 48,9 em agosto para 48,1 em setembro, atingindo o menor nível em 20 meses e com o resultado abaixo de 50 mostrando que a atividade segue em contração. O número final de setembro ficou um pouco abaixo da leitura preliminar, de 48,2.

Por sua vez, o PMI de serviços do bloco diminuiu de 49,8 para 48,8 no mesmo período, tocando o menor patamar em 19 meses e vindo também abaixo do cálculo inicial, de 48,9.

Na Alemanha, que sofre com maior intensidade os efeitos da crise energética deflagrada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, o PMI de serviços diminuiu a 45 no mês passado, nível mais baixo desde maio de 2020. A leitura definitiva de setembro ficou abaixo da estimativa prévia e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 45,4 em ambos os casos.

Já o PMI composto alemão recuou de 46,9 para 45,7 no mesmo período, tocando igualmente o menor patamar desde maio de 2020. O dado final também ficou abaixo da estimativa inicial, de 45,9.

No Reino Unido, o PMI de serviços caiu a 50 em setembro, sinalizando estagnação e no menor patamar desde fevereiro de 2021. O número definitivo de setembro, no entanto, ficou acima da leitura preliminar, de 49,2.

Já o PMI composto britânico diminuiu de 49,6 para 49,1 no mesmo período, permanecendo abaixo da barreira de 50 e tocando o menor patamar desde janeiro de 2021. Também neste caso, porém, a estimativa inicial havia sido menor, de 48,4.

As bolsas da Ásia fecharam em alta firme pelo segundo pregão consecutivo. Novamente, em linha com um rali em Wall Street. O índice de Hong Kong liderou os ganhos, com salto de quase 6%, na reabertura após um feriado local.

Por aqui, a agenda nacional traz a divulgação dos dados da produção industrial de agosto e a leitura de setembro para o PMI do setor de serviços e o PMI composto brasileiros.

Entre os presidenciáveis, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno das eleições, seguem com as reuniões com aliados políticos. 

Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), se encontram com lideranças e governadores que declararam apoio à Coligação Brasil da Esperança. No encontro, serão discutidas ações eleitorais nos estados e a incorporação de novos apoios.

O atual chefe do Executivo deverá se reunir pela manhã com o governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e com o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que disputa o segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Sul contra Eduardo Leite (PSDB).

Desempenho dos principais índices às 7h50:

🇺🇸 S&P Futures -0,71%

🇩🇪 DAX -0,77%

🇺🇸 Nasdaq -0,72%

🇬🇧 FTSE -0,98%

🇫🇷 CAC -0,73%

🛢 Petróleo Brent +0,89%

🛢 Petróleo WTI +0,79%

💵 Índice Dólar +0,69%

🇺🇸 S&P VIX +1,03%

💰 Bitcoin +0,80%

💲 Ethereum -0,20%

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?