PMIs europeus apresentam nova contração; Reino Unido desiste de abolir imposto sobre mais ricos

christian-lue-8Yw6tsB8tnc-unsplash


As bolsas da Europa registram baixa nesta segunda-feira (03), em meio a preocupações com a saúde financeira do Credit Suisse e após o governo do Reino Unido desistir de abolir um imposto de 45% sobre os mais ricos. Os futuros de Nova York operam sem direção única, sugerindo uma recuperação parcial de Wall Street, em meio a um salto nas cotações do petróleo. 

Na semana passada, NY acumulou perdas de cerca de 3%, em meio a temores persistentes com o acelerado ritmo das elevações de juros nos Estados Unidos. 

O dia começou com a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI) industrial da Zona do Euro, Alemanha e Reino Unido, todos mostrando contração da atividade manufatureira. Nas próximas horas, investidores vão acompanhar PMIs industriais dos EUA e comentários de dirigentes do Federal Reserve. 

Na Zona do Euro, o PMI industrial caiu de 49,6 em agosto para 48,4 em setembro, atingindo o menor patamar em 27 meses, mostrando que a atividade manufatureira do bloco se contraiu pelo terceiro mês consecutivo.

A leitura definitiva ficou ligeiramente abaixo da estimativa preliminar de setembro e também da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ), de 48,5 em ambos os casos.

O PMI industrial alemão reduziu de 49,1 em agosto para 47,8 em setembro. A leitura definitiva ficou bem abaixo da estimativa preliminar de setembro e da previsão de analistas consultados pelo WSJ, de 48,3 em ambos os casos.

Tanto o resultado do bloco quanto do país europeu atingiram o menor patamar registrado nos últimos 27 meses.

No Reino Unido o movimento seguiu o caminho oposto. O índice de gerentes de compras industrial britânico subiu de 47,3 em agosto para 48,4 em setembro, mas a leitura definitiva também ficou ligeiramente abaixo da estimativa preliminar de setembro e da previsão, de 48,5 em ambos os casos, segundo analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Ainda na nação insular, em uma dramática mudança de planos, o ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, confirmou a decisão de abandonar a proposta de eliminar o tributo de 45% sobre o imposto de renda dos mais ricos. A medida integrava um pacote de estímulos fiscais que enfrenta forte resistência nos mercados financeiros.

Em comunicado divulgado há pouco, Kwarteng explicou que a eliminação do imposto havia se tornado uma “distração” do objetivo mais amplo do governo, de mitigar os efeitos da desaceleração econômica e a escalada dos preços de energia. “Isso vai nos permitir focar em entregar as principais partes do nosso pacote de crescimento”, ressaltou.

O recuo acontece apenas poucas horas após a primeira-ministra do país, Liz Truss, defender publicamente as propostas. À BBC, a premiê admitiu falhas na comunicação sobre o plano, mas citou a urgência do quadro como justificativa. “Eu ainda defendo o pacote que anunciamos e mantenho o argumento de que o anunciamos rapidamente porque precisávamos agir, mas aceito que deveríamos tê-lo apresentado melhor”, disse.

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda, acompanhando as perdas robustas em Wall Street no fechamento de setembro e face a temores crescentes de uma recessão. As praças da China e Coreia do Sul não operaram hoje, por conta de feriados locais. 

Por aqui, após o fim do primeiro turno das eleições, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) dando continuidade à disputa pela Presidência da República, os candidatos começam a estruturar campanha para o segundo turno.

Lula preparou uma reunião do seu conselho político para hoje. O encontro ainda não tem horário definido, mas deve começar logo pela manhã no escritório político da campanha, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

Na agenda oficial de Bolsonaro, ele tem marcado um encontro com o subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato de Lima França.

Desempenho dos principais índices às 7h45:

🇺🇸 S&P Futures +0,24%

🇩🇪 DAX -0,74%

🇺🇸 Nasdaq -0,21%

🇬🇧 FTSE -0,66%

🇫🇷 CAC -1,05%

🛢 Petróleo Brent +3,66%

🛢 Petróleo WTI +3,86%

💵 Índice Dólar +0,17%

🇺🇸 S&P VIX +2,12%

🇧🇷 EWZ +3,07%

💰 Bitcoin +0,46%

💲 Ethereum -0,95%

 

(Com Agência Estado)

 

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?