PMIs europeus seguem decepcionando; big techs assumem temporada de balanços nos EUA

62917079a310fd2bec8bdaff

As bolsas da Europa operam em alta nesta segunda-feira (24), após dados de crescimento melhores do que o esperado da China e à espera de números locais de atividade econômica. Os futuros de Nova York também registram sinal positivo, sugerindo que Wall Street irá continuar com os fortes ganhos da semana passada. 

Apenas na sexta-feira (21), as bolsas americanas saltaram mais de 2%, em meio a esperanças de que o Federal Reserve seja menos agressivo no aperto monetário do que se imaginava. 

A agenda do dia traz PMIs dos Estados Unidos. Ainda nos EUA, a semana conta com a inflação do PCE, que sai na sexta-feira (28), e, ao longo da semana, estão previstos balanços de uma série de gigantes de tecnologia norte-americanas, como Apple, Amazon, Alphabet e Meta, e a primeira leitura do PIB dos EUA referente ao terceiro trimestre. 

De volta às praças europeias, o índice de gerentes de compras (PMI) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 45,7 em setembro para 44,1 em outubro. O índice atingiu o menor nível em 29 meses, além de permanecer abaixo da barreira de 50, que sinaliza contração da atividade.

Na Zona do Euro, o PMI composto também caiu, de 48,1 em setembro para 47,1 em outubro, atingindo o menor nível em 23 meses e permanecendo abaixo da barreira de 50.

A prévia do índice ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ), que previam queda a 47,6 em outubro.

No Reino Unido, o PMI seguiu o sinal negativo. O índice recuou de 49,1 em setembro para 47,2 em outubro, atingindo o menor nível em 21 meses e permanecendo abaixo da barreira de 50.

A prévia de outubro ficou bem abaixo da expectativa de analistas consultados pelo WSJ, que projetavam queda do PMI composto a 48,7.

Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção única, com tombo dos índices da China e Hong Kong, após a confirmação de um novo mandato do atual líder chinês. A decisão do Partido Comunista ofuscou dados macroeconômicos divulgados pela China.

Por aqui, a agenda conta com relatório de produção da Petrobras (PETR3; PETR4), sondagem da indústria da construção, e prévia do PMI composto de outubro.

Durante a semana, será publicado o resultado trimestral da Vale (VALE3) na quinta-feira (27), entre muitos outros balanços. A agenda tem ainda o  IPCA-15 de outubro amanhã, decisão do Copom na quarta-feira (26) e IGP-M de outubro na sexta.

Desempenho dos principais índices às 7h55:

🇺🇸 S&P Futures +0,25%

🇩🇪 DAX +1,22%

🇺🇸 Nasdaq +0,01%

🇬🇧 FTSE +0,15%

🇫🇷 CAC +1,45%

🛢 Petróleo Brent -0,91%

🛢 Petróleo WTI -1,13%

💵 Índice Dólar +0,31%

🇺🇸 S&P VIX +2,39%

🇧🇷 EWZ -1,44%

💰 Bitcoin +1,15%

💲 Ethereum +2,86%

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?