Postura hawkish do Fed enfraquece mercados globais; BC encerrou aperto monetário, apostam economistas

Foto: Reuters


As bolsas da Europa operam em baixa significativa nesta quinta-feira (22), após o Federal Reserve (Fed) elevar seus juros em 0,75 p.p. pela terceira vez consecutiva ontem, como se previa, e à espera de que o Banco da Inglaterra (BoE) também aumente seus juros hoje. 

Os futuros de Nova York registram alta, revertendo perdas da madrugada e ajudando os mercados acionários europeus a reduzirem a queda, embora investidores sigam digerindo a postura hawkish (favorável à retirada de estímulos) do Fed.

De volta à Europa, o Banco Central da Suíça (SNB) aumentou juros pela segunda vez consecutiva, num momento em que o país enfrenta sua maior taxa de inflação em três décadas.

O SNB elevou sua principal taxa de juros em 0,75 p.p., de -0,25% a 0,50%, em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. Em junho, o BC suíço já havia anunciado uma inesperada alta de 0,5 p.p., a primeira desde setembro de 2007.

Além da política monetária do BoE, a agenda do dia traz as decisões dos bancos centrais da Turquia e África do Sul. Destaque ainda para o indicador de confiança do consumidor da Zona do Euro. 

As bolsas da Ásia fecharam em queda generalizada, em repercussão ao anúncio de política monetária do banco central americano. Já o Banco do Japão (BoJ) manteve inalterada sua postura ultra-acomodatícia. 

Por aqui, o Ministério da Economia divulga o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 4º bimestre de 2022, no qual pode ser anunciado novo contingenciamento de despesas.

Embora o Banco Central tenha sugerido ontem a possibilidade de a manutenção da Selic de 13,75% ser apenas uma pausa no processo de ajuste, a percepção de economistas e agentes do mercado ouvidos pelo Broadcast é a de que a autarquia encerrou o ciclo de aperto monetário.

A dez dias para o fim das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne pela manhã com representantes de movimentos e associações de idosos e aposentados. O petista também concede entrevista, à noite, ao Programa do Ratinho, do SBT.

Jair Bolsonaro (PL) viaja para Belém e Manaus. Nos dois estados, o presidente deve realizar atos de campanha. No rol de compromissos oficiais, em Manaus, o chefe do Executivo participa de seminário internacional para debater os impactos do 5G.

Ciro Gomes (PDT) vai a Brasília, onde tem reunião com embaixadores da União Europeia.

Desempenho dos principais índices às 7h40:

🇺🇸 S&P Futures +0,15%

🇩🇪 DAX -0,59%

🇺🇸 Nasdaq +0,10%

🇬🇧 FTSE -0,30%

🇫🇷 CAC -0,67%

🛢 Petróleo Brent +0,30%

🛢 Petróleo WTI +0,37%

💵 Índice Dólar +0,31%

🇺🇸 S&P VIX -1,57%

💰 Bitcoin +0,18%

💲 Ethereum -3,87%

 

 

(Com Agência Estado)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?