PPI alemão tem o maior avanço mensal; Putin e Xi planejam estar presentes no G20

Fonte: Reuters


As bolsas da Europa operam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (19), enquanto investidores digerem dados econômicos locais para avaliar a perspectiva da política monetária e de uma possível recessão. Os futuros de Nova York registram queda, após os modestos ganhos de ontem, em meio à atenção dos investidores sobre os sinais da trajetória da política monetária nos Estados Unidos. Relativamente esvaziada, a agenda americana traz o discurso do presidente distrital de Richmond do Federal Reserve (Fed), Thomas Barkin, às 10h.

Nas praças europeias, as vendas no varejo do Reino Unido aumentaram 0,3% em julho, após uma queda revisada de 0,2% registrada em junho, impulsionadas pelo comércio online, mesmo com a intensificação da crise do custo de vida.  Economistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ) esperavam que as vendas no varejo caíssem 0,2% em julho.

Na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI) saltou 37,2% em julho ante igual mês de 2021. O resultado ficou bem acima do esperado por analistas entrevistados pelo WSJ, que projetavam alta de 31,5% Em comparação ao mês anterior, o índice subiu 5,3% em julho. Foi o maior avanço de um mês para o outro já registrado na série histórica. Especialistas esperavam uma elevação de 0,7% na comparação mensal.

De acordo com a Destatis,  a agência de estatísticas alemã, os preços da energia – que subiram 105,0% em relação a junho de 2021 e 14,7% frente ao último junho – foram determinantes para o aumento. Os avanços ocorreram especialmente pela alta no gás natural e da eletricidade.

Em meio a tensões geopolíticas, o presidente russo Vladimir Putin e o líder chinês Xi Jinping planejam estar presentes na reunião do G20 deste ano, marcada para Bali, em novembro. O presidente da Indonésia, país que comanda a liderança rotativa do grupo, Joko Widodo, confirmou pela primeira vez as presenças em entrevista à Bloomberg.

Por conta da política de tolerância zero com a Covid-19, Xi tem evitado viagens ao exterior, sendo esta potencialmente a primeira desde o começo da pandemia. A ida ao G20 poderá significar o primeiro contato pessoal da autoridade em anos com uma série de outros líderes, e em meio à crise no Estreito de Taiwan. No caso de Putin, a presença seria a primeira em um fórum de grandes proporções desde a invasão, em fevereiro, da Ucrânia pela Rússia.

“Xi Jinping virá. O presidente Putin também me disse que virá”, afirmou Widodo. A presença do russo poderia ainda ocasionar o primeiro encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desde o começo da guerra, já que o ucraniano foi convidado excepcionalmente para a reunião deste ano. “Na minha visão, deve haver espaço para líderes discutirem, especialmente das grandes nações”, afirmou Widodo.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a pedir a exclusão da Rússia do G20. Em 2014, na altura do conflito da Crimeia, o à época chamado G8 suspendeu Moscou indefinidamente de sua formação, passando à configuração atual, G7.

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única, refletindo preocupações com o impacto de uma onda de calor atípica sobre a economia chinesa. Os ganhos modestos registrados ontem em Wall Street limitaram as perdas na sessão.

Por aqui, a agenda traz a divulgação da segunda prévia do IGP-M de agosto e a Petrobras (PETR3; PETR4) realiza assembleia geral extraordinária para eleger membros ao conselho de administração da companhia. 

Entre os presidenciáveis, Jair Bolsonaro (PL) estará em Minas Gerais, um dos maiores colégios eleitorais do país, enquanto Ciro Gomes (PDT) faz visita à antiga fábrica da Cobrasma, em Osasco-SP, pela manhã, onde hoje operam empresas que produzem produtos ferroviários. 

À tarde, Ciro cumpre compromissos da sua primeira agenda de campanha no Rio de Janeiro. 

*Desempenho dos principais índices às 8h:*

🇺🇸 S&P Futures -1,02%

🇩🇪 DAX -0,95%

🇺🇸 Nasdaq -1,20%

🇬🇧 FTSE -0,07%

🇫🇷 CAC -0,78%

🛢 Petróleo Brent -1,93%

🛢 Petróleo WTI -1,88%

💵 Índice Dólar +0,41%

🇺🇸 S&P VIX +6,70

🇧🇷 EWZ -0,19%

💰 Bitcoin -8,10%

💲 Ethereum -6,75%

 

 

(Com Agência Brasil)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Assine o TradeNews Express!

PUBLICIDADE

A Newsletter mais completa do mercado está de cara nova!

Preencha o formulário e cadastre-se para receber todos os dias.

Saiba os meses que as empresas devem pagar proventos em 2024 e monte sua carteira vencedora

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?