Preços do petróleo sobem 1% com os temores de um conflito crescente no Oriente Médio

6JBR7QLVG5I5FNORQ3CADHRLTI

Os preços do petróleo sobem cerca de 1% por barril nesta sexta-feira (27), à medida que investidores precificam os temores de uma escalada do conflito no Oriente Médio, o que poderia interromper o fornecimento de petróleo, após relatos de que o exército dos EUA atingiu alvos iranianos na Síria.

Dois jatos americanos atingiram instalações de armas e munições na Síria, em retaliação aos ataques às forças americanas por milícias apoiadas pelo Irã desde o início da guerra de Gaza.

Ontem (26), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse na Organização das Nações Unidas que, se a ofensiva de Israel contra o Hamas não parar, os Estados Unidos “não serão poupados deste fogo”.

Separadamente, projéteis atingiram duas cidades do Mar Vermelho no Egito também hoje, ferindo várias pessoas, disseram fontes e autoridades, mostrando o risco de transbordamento regional do conflito.

Enquanto isso, as forças israelenses realizaram seu maior ataque terrestre na Faixa de Gaza em sua guerra de 20 dias com o Hamas durante a noite, depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que as tropas israelenses ainda estavam se preparando para uma invasão terrestre completa.

Linhas vermelhas

Até agora, os desdobramentos não afetaram diretamente o fornecimento de petróleo, mas aumentam os temores de que as exportações de grandes produtores de petróleo e apoiadores do Hamas, como o Irã, possam ser interrompidas, entre outros produtores-chave no Golfo.

“Continua sendo incrivelmente difícil, mesmo para os observadores regionais mais experientes, fazer previsões de alta convicção sobre a trajetória da crise atual, já que as linhas vermelhas que poderiam trazer mais jogadores para o campo de batalha permanecem em grande parte imperceptíveis”, disse a analista da RBC Capital, Helima Croft.

Analistas do Goldman Sachs afirmaram que mantém a previsão de preço do petróleo Brent para o primeiro trimestre de 2024 em US$ 95 por barril, mas acrescentaram que as exportações iranianas mais baixas poderiam fazer com que os preços básicos subissem 5%.

Os preços poderiam subir 20% no cenário menos provável de interrupção do comércio pelo Estreito de Hormuz, onde transita 17% da produção global de petróleo, disse o banco. Enquanto isso, as perspectivas para a demanda por petróleo continuam cautelosas.

Ontem, dados mostraram que a economia americana cresceu em um ritmo mais rápido em quase dois anos no terceiro semestre, contrariando a tendência de pessimismo macroeconômico que tem assolado grande parte da Europa.

“Ainda resta saber se os mercados de energia como um todo podem continuar ignorando o peso do conflito no crescimento econômico, pois ele vai continuar assombrando a consciência da indústria do petróleo por algum tempo”, disse John Evans, corretor de petróleo da PVM.

(Com Reuters; Título original: Oil prices rise 1% on fears of escalating Middle East conflict)

Compartilhe em suas redes!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
PUBLICIDADE

Matérias Relacionadas

PUBLICIDADE

Preencha o formulário e receba a melhor newsletter semanal do mercado financeiro, com insights de especialistas, notícias e recomendações exclusivas.

PUBLICIDADE
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
TradeNews
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.