As ações da Sabesp [SBSP3] sobem mais de 1% no pregão desta sexta-feira (16), após o governo do Estado de São Paulo divulgar a minuta do contrato de concessão da companhia e seus anexos contendo as diretrizes regulatórias da empresa para depois da privatização.
A XP Investimentos afirmou ter opinião positiva e manter visão construtiva sobre o case em relatório hoje. A casa acredita que a nova proposta reduz o poder de escolhas do regulador enquanto cria diretrizes regulatórias mais transparentes para a Sabesp.
“Além disso, o documento foca claramente nos investimentos e na universalização, o que já era esperado”, acrescentam os analistas.
Entre as diretrizes significativas destacadas pela XP, o principal fica para o prazo de concessão até 2060. Os ciclos de revisão tarifária passam a ter 5 anos, em vez do atual período de 4 anos.
Além disso, o Capex será reconhecido anualmente nas tarifas nos 2 primeiros ciclos – o primeiro vai de 2025-30, o segundo de 2031-35 – e apenas na revisão tarifária nos ciclos seguintes. No modelo atual, a revisão tarifária já incorpora o Capex previsto para o ciclo, e as diferenças entre o Capex real e o previsto são refletidas na revisão seguinte.
“Trata-se de um claro incentivo para que a concessionária invista na concessão, o que não surpreendeu, dado o documento divulgado em 2023 sobre o tema e vários comentários de entes envolvidos”, argumentaram.
Menor discricionariedade – tomada de decisões de forma livre – do regulador também é importante para os analistas, visto que as novas diretrizes regulatórias estabelecem regras muito específicas em questões como estrutura de capital, reconhecimento das receitas, a divisão das eficiências de custos, o reconhecimento do Capex e as multas, entre outras.
“Isso reduz os riscos de incerteza regulatória, que era uma questão relevante no passado”, afirmou o time de análise da corretora.
Por fim, a XP vê como importante o fator U, segundo o qual caso a concessionária não atinja a meta solicitada para universalização dos serviços, haverá uma penalidade no reajuste tarifário, e taxas municipais deverão ser integralmente repassadas às tarifas e reconhecidas pela Arsesp.
Vale trade com SBSP3?
Nos gráficos, o ativo está fazendo uma figura de continuidade denominada de cup and handle, de acordo com o analista técnico João Tonello.
Segundo Tonello, quem não tem posição no ativo está atrasado para novas compras no momento. Por outro lado, quem está vendido no ativo deve encerrar posição.